Blog 6 dicas de como montar um e-commerce 05 janeiro 2020

Hoje em dia, montar um e-commerce não é algo tão complicado. O difícil mesmo é conseguir ter sucesso com seu negócio.

Se você planejar abrir uma loja virtual em 2020, essas dicas que reunimos aqui te ajudarão a fazer as coisas direito e conseguir resultados positivos. Confira.

1 – Escolha do segmento/nicho

Empresas gigantes como Amazon e Wallmart, por exemplo, tem estrutura para comercializar uma variedade de produtos. E tentar competir num mercado com elas não é uma boa ideia. Essas empresas já são consolidadas no mercado, tem muitos investidores e seu capital é enorme.

Montar um e-commerce que vende de tudo um pouco acabará por não chamar a atenção de muitas pessoas. Em outras palavras, assim você não consegue se destacar. Não poderá conquistar seu lugar no mercado. Então, uma das primeiras dicas é escolher um nicho de mercado ideal.

Vemos cada vez mais o surgimento de empresas que escolhem um nicho de mercado e se tornam referência assim. Por exemplo:

– Suponhamos que você pretenda montar um e-commerce e, em vez de querer abraçar o mundo, você escolha atuar no ramo da tecnologia. Então você ainda pode encontrar uma especialidade dentro dessa área que seria vender produtos gamers ou mesmo optar por produtos do segmento de segurança.

 

2 – Invista em segurança e usabilidade

Você deve ter em mente que estará atuando no meio online e que existem pessoas mal intencionadas querendo roubar ao dados dos seus clientes e o do seu negócio. O investimento em segurança é algo obrigatório de todo e-commerce.

O certificado SSL é uma das primeiras providências quanto a segurança para a sua loja virtual. Você também precisa investir em sistemas antifraude e no sistema de Site Blindado (grandes empresas já adotam esse sistema para proteger os dados dos seus clientes).

E o cliente terá ainda ais segurança em adquirir produtos do seu e-commerce se você possuir o selo eBit.

Outro ponto importante também é que o site seja testado antes de ir para o ar, evitando que seus clientes tenham problemas durante as compras. Existem muitas ferramentas de teste A/B que você pode utilizar em seu site. Você também pode contratar pessoas para testarem o seu site e buscarem por falhas ou bugs.

 

3 – Fornecedores de confiança (e tenha mais de um)

É extremamente importante contar com fornecedores de confiança.

Desse modo você evita problemas. Como por exemplo seu cliente ficar na mão por causa de um produto que esta fora de estoque e  saber disso somente depois de finalizar a compra.

Outra coisa importante é que você, por mais que tenha um fornecedor de confiança e com produtos de alta qualidade, deverá sempre ter mais de um fornecedor. Imprevistos podem acontecer e você deve estar preparado previamente.

 

4 – Questões legais para montar um e-commerce

Outro ponto importante é que seu negócio esteja dentro da lei. É importante que você saiba quais documentos e registros são necessário para abrir uma loja virtual. Nessa hora, contar com o auxílio de contador é crucial.

Saiba quais são as leis que regulamentam o comércio eletrônico e quais são as suas obrigações fiscais e contábeis também.

Segundo o Decreto nº 7.962/2013, que entrou em vigor para regulamentar o comércio eletrônico, algumas das obrigações de um e-commerce são:

– Estar discriminada a política de estornos, compras coletivas e também sobre o direito de arrependimento de compra (obrigatório);

– Estar informado o endereço físico (caso possuir) e endereço do site;

– Prestar informações claras sobre a empresa;

– Informar sobre a segurança das informações no site;

– É necessário informar os contatos da empresa;

– É obrigatória a etapa de confirmação de compra;

– Entre outras.

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5 – Planejamento e controle das finanças

Também é extremamente importante tratar das finanças do seu negócio. Realizar um planejamento e controle financeiro ajudará a manter a conta no azul. Uma vez que será possível identificar gastos desnecessários, produtos que não estão vendendo bem e investir melhor o capital de giro, por exemplo.

Por meio do planejamento financeiro você consegue estabelecer metas e fazer uso de estratégias que contribuam para o aumento dos lucros e crescimento do seu e-commerce.

Apenas para mostrar o quanto isso é importante, saiba que, segundo o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham as portas por que negligenciam essa parte.

 

6 – Mantenha-se atualizado

Depois de montar seu e-commerce, não pense que acabou. Agora você deverá realizar avaliações e investir em melhorias. Para que esteja sempre atualizado com seu mercado, uma vez que os gostos dos clientes costuma mudar.

Então, tem vontade de tirar aquela ideia do papel e montar sua empresa? Nos envie uma mensagem e ligaremos agora para você.