Blog 7 Ideias de negócios com pouco dinheiro 03 fevereiro 2019

Ter ideias de negócios com pouco dinheiro não é a parte mais complicada de realizar. O mais difícil é viabilizar esses projetos mesmo com a escassez de recursos e além de tudo continuar a sobreviver aos desafios que os empresários enfrentam no Brasil.

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  • Franquia: Começar uma empresa com pouco dinheiro
  • Como abrir uma empresa com pouco dinheiro #2

Neste cenário, o planejamento é a palavra-chave. Um passo em falso, e você pode colocar tudo a perder, ainda mais se não tem um colchão financeiro grande o suficiente para suportar o peso das contas.

Por isso, criar negócios com pouco dinheiro depende da criatividade. Você precisa elaborar um plano que demande pouco investimento (de sua parte, pelo menos), que você pode pagar o quanto antes e que tenha um custo fixo baixo.

Estava interessado em concentrar esforços nas idéias que cabem no seu orçamento? Então continue a leitura.

Como criar negócios com pouco dinheiro

Recursos escassos não são sinônimos de fracasso, mas exigem um esforço maior do proprietário do negócio. Veja abaixo algumas medidas que você deve tomar para minimizar a possibilidade de erro:

Investimento

É importante conhecer a sua realidade financeira. Muitas vezes, “pouco dinheiro” quer dizer “muito pouco”, e aí, na verdade, você precisa se preocupar antes com suas finanças pessoais e só depois em empreender.

Nessa hora, é bom lembrar o conselho de muitos consultores financeiros, que indicam, como medida de segurança, a manutenção de uma reserva de valor equivalente a seis meses de seu custo de vida. Se você não tem essa quantidade de dinheiro a ser bem tratado, cuidado.

Agora, responda: o que você quer, de fato investir? Talvez você não tenha um valor elevado, mas esteja disposto a buscar financiamento, investidor anjo, ou do apoio de outros investidores.

Plano de negócios

Nesta equação, entram em jogo as questões da demanda, a qualidade, o público-alvo e a distribuição ou divulgação. Vamos supor que você planeja montar um site ou uma loja virtual, por exemplo.

É ideal para medir os custos de alojamento, domínio e da interface, em conjunto com o que se pretende vender. E depois, considerar o faturamento e simular margens de lucro. Será que a sua ideia é viável? E será que o dinheiro do que se tem vai cobrir o lançamento e a manutenção da operação?

Após, faça-se uma pergunta: qual será o seu diferencial? Ou seja, considerando que as projeções sejam certas e que pode tocar o negócio, o qual vai ser a sua vantagem competitiva em relação à concorrência?

O diferencial

O que você sabe ou pode oferecer? Como isso é diferente ou melhor do que os outros concorrentes colocam no mercado?

Tome o seu tempo para esta tarefa de estudar o contexto do mercado e dos produtos que são mais populares, seus valores e suas principais qualidades.

Projeção financeira

Bom, agora já concluiu que a ideia é viável financeiramente e que tem um diferencial competitivo. Excelente.

Mas, antes de continuar, é preciso tratar sobre os números. É necessário analisá-los com uma lupa, da forma mais realista possível.

Para isso, olhe para o mercado. No exemplo da loja virtual, você deve saber o quanto custa, de facto, os seguintes elementos:

  • O servidor de implantação e manutenção)
  • Criação do projeto e de marca
  • Desenvolvimento do site
  • A ação (no caso de ser necessário)
  • Armazenamento
  • Atenção
  • Marketing
  • As despesas administrativas.

Estes são apenas alguns dos valores para os quais você deve estar atento. Lembre-se: dominar os custos é o primeiro passo para materializar a sua ideia de negócio com pouco dinheiro.

7 ideias de negócio com pouco dinheiro

Você é o chefe e, ao mesmo tempo, a mão-de-obra de sua empresa. Por este motivo, pense bem na hora de decidir qual será a ideia de negócio, sem exigir demais de suas capacidades.

Tendo isso em mente, aqui vão sete ideias para empreender com pouco dinheiro:

1. E-commerce

O e-commerce estourou no Brasil nos últimos anos. Muita gente foi lançado para vender produtos exclusivos, como camisetas, canecas, pôsteres e outros itens de coleção.

Escolha de uma plataforma de e-commerce de confiança e planeje bem o que os produtos serão expostos na vitrine virtual. É importante divulgar entre seus conhecidos ou criar uma forma de atrair novos visitantes e clientes.

Associações, banners ou estratégias de marketing que funcionam bem, neste caso, criando uma rede de pessoas interessadas no seu material.

Pontos positivos: não requer o espaço de uma loja física e de um grande investimento inicial.

Pontos negativos: o estoque, a entrega e o serviço são pontos que merecem a sua atenção.

2. Franquias

O investimento inicial varia de acordo com a franquia, mas você pode ser dono de uma loja em diferentes ramos, como a alimentação, agências de viagens, oficinas e até negócios home office.

Ponto positivo: é parte de um modelo de negócios que é testado e aprovado.

Ponto negativo: dependendo da franquia, há uma alta taxa inicial.

3. Consultoria

Use sua especialidade para ajudar outras pessoas a ter sucesso. Consultorias independentes estão em crescimento e são uma maneira econômica e fácil de ganhar dinheiro em difundir o conhecimento.

Você pode oferecer o serviço de consultoria jurídica, financeira, contábil, acadêmica. São várias as modalidades, de acordo com a área de formação.

Ponto positivo: não requer grande investimento, já que você vai trabalhar por conta própria, em um momento inicial.

Ponto negativo: o caminho até ser reconhecido e respeitado na área, pode ser longo.

4. Artesanato

É o campo ideal para o que quer expressar-se por meio da arte e de objetos de decoração. Você pode criar peças únicas, quadros, enfeites ou acessórios de utilidade doméstica.

Uma boa forma de conseguir uma renda extra e ainda exercitar a sua criatividade. Pode ser conciliada com outras carreiras.

Ponto positivo: junta-se um possível hobby, uma forma de ganhar dinheiro.

Ponto negativo: pode ser difícil gerar interesse por seu trabalho.

5. Aulas de idiomas

Tem formação em línguas estrangeiras? Não sabe como aplicar isso diretamente no trabalho?

Então talvez seja uma boa ideia dirigir seus esforços para dar aulas. E, nesse ponto, sempre haverá demanda.

Use seus diplomas dos cursos de inglês, espanhol, francês e outros idiomas para complementar seus rendimentos dando aulas particulares.

Mas atenção: mais do que qualquer outra profissão, a de professor requer preparação. Faça algum curso de didática, assistir a vídeos de outros professores para não derrapar na hora de ensinar seu aluno.

Ponto positivo: você não depende de outras pessoas para exercer o trabalho.

Ponto negativo: há uma grande competição de escolas estabelecidas e dos sistemas de ensino on-line.

6. Doces e salgados

Se você não é um chefe, mas um chef, fazer bolos, doces ou lanches para festas é outra saída econômica para montar um negócio.

Em geral, confeitarias ou salgaderias começam dentro do próprio bairro, mas podem se expandir pela cidade. Invista em qualidade, sabor e variedade, conquistando seus clientes, pouco a pouco.

Ponto positivo: o boca-a-boca aqui é quase literal, e que um bom trabalho pode render frutos rapidamente.

Ponto negativo: a expansão de um negócio que pode apresentar muitas dificuldades, por tratar-se de uma prática muito pessoal.

7. Cuidados com os animais

Muita gente não tem tempo para cuidar de seus animais como eles merecem. E em tempos atribulados, os dog walkers e cat sitters surgem como uma boa opção para dar mais atenção aos animais.

Estes serviços são muito valorizados por aqueles que ama seus animais de estimação. E, para quem é apaixonado por animais domésticos, o trabalho é uma diversão.

O ponto chave desta modalidade é ter o tempo e a condição de ir para as casas dos clientes para mudar a água, o alimento ou levar os cães para passear.

Ponto positivo: combina a diversão e o trabalho.

Ponto negativo: alta demanda de atenção e cuidado, já que os animais são família para muita gente.

Com dificuldades para criar negócios com pouco dinheiro

É claro que criar um negócio com pouco dinheiro pode ser problemático. Todo investimento tem seus riscos. E avaliar esses riscos é fundamental para qualquer empresário.

Assim, para quem não é especialista em fazer negócios, a medida mais prudente é investir em conhecimento. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conta com diversos cursos de gestão que vão ajudar muito na estruturação de seu pequeno negócio.

Ao dar seus primeiros passos nesse mundo vai entender que os desafios são muitos, e é essencial estar preparado com as devidas ferramentas de gestão.

Depois de aplicar inicialmente no conhecimento, você pode começar a organizar a sua ideia de negócio. Nesse momento, é uma medida prudente é começar pouco a pouco, o mesmo que sonhe em grande escala.

Qual é o negócio que você vai ter um menor custo de implantação e manutenção? Qual é o negócio que vai gerar a cobrança mais rápido? Estas duas perguntas são essenciais para reduzir ao máximo a margem a dúvida e o erro.

Para responder à primeira questão, você deve se lembrar de negócios que não dependem de muito dinheiro em infraestrutura e na contratação de pessoal. Entram, então, em uma empresa que usa o home office, ou que possa dar conta de tudo (ou quase tudo) no início.

Para responder à segunda pergunta, um exercício de imaginação será necessário. E para exercitá-ao serviço do empreendedorismo, o melhor caminho é pesquisar o mercado e entender a realidade de outras empresas do seu nicho.