Blog Como perder o medo de empreender: Análise SWOT 19 novembro 2020

No artigo de hoje quero te mostrar como utilizar a análise SWOT para perder o medo de empreender. Ou melhor, como ter mais confiança e reduzir o medo de começar sua empresa.

Afinal é normal e natural que você tenha medo.

O medo é uma reação involuntária, uma parte fundamental do nosso instinto de sobrevivência. E no caso de ter uma empresa de não falir.

Empreender envolve correr riscos e o medo age como uma trava para ajudar a pensar nos riscos.

Nesse momento você deve estar se perguntando “onde entra a análise SWOT para combater o medo de ter uma empresa?”

O medo de empreender

O medo de empreender e começar uma empresa não deve ser visto como algo anormal. Afinal para muitos o mundo do empreendedorismo é algo novo um ambiente desconhecido cheio de incertezas.

Mas tenho uma coisa boa para te dizer.

Uma das diversas formas de combater esse medo do desconhecido e perder o medo de empreender é com conhecimento.

Então identifique os riscos, encontre soluções para enfrentá-los e tenha confiança na empresa que você está começando.

Para você conseguir perder o medo de empreender vai ser preciso conhecer os caminhos que você está querendo trilhar. Olhar para sua volta e definir onde você está e aonde você quer chegar.

Um exemplo bem simples é que quando vamos atravessar a rua normalmente (e o mais prudente) é que se olhe para os 2 lados antes de atravessar.

E você sabe disso, sabe que é o mais correto. Afinal te ensinaram desde cedo, que caso você não faça isso possa ser atropelado.

Quando se fala do processo de abertura de uma empresa não é diferente. Você precisa olhar para todos os lados e identificar os pontos que podem ser melhorados e assim diminuir seus medos.

Além do que, existe uma serie de riscos em empreender e o ambiente das empresas sofre constantemente com interferências internas e externas.

Estas interferências podem ter as mais diversas causas, seja no relacionamento com o consumidor, na área de produção de um produto ou serviço ou em alguma nova lei por parte do governo.

E é nessa hora que a matriz SWOT entra em campo para ajudar a combater o medo de empreender.

O que é a matriz SWOT?

A matriz o SWOT ou análise FOFA é uma das ferramentas mais difundidas no que se refere ao planejamento estratégico. Um acrônimo de Forças, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças. Onde se considera os ambientes interno e externos da empresa.

Por ser uma das ferramentas de planejamento estratégico e por ser uma das mais utilizadas, a análise FOFA pode ajudar você a compreender os riscos de ter uma empresa e perder o medo de empreender.

Essa ferramenta gestão quando aplicada no momento de abrir uma empresa ajuda a ver os cenários nos quais a sua futura empresa estará inserida. Afinal ela leva em consideração tanto para o ambiente externo quanto interno não se esqueça.

Matriz SWOT: Ambiente Interno

O conceito de ambiente interno pode ser visto como tudo aquilo que você pode controlar de alguma forma. Está relacionado com forças e com as fraquezas da empresa. Ou seja, são as qualidades e defeitos da empresa.

Parece confuso?

Então deixa eu te explicar um pouco sobre as forças e fraquezas. Assim você terá mais informação na hora de montar tua matriz.

A finalidade da análise do ambiente interno é evidenciar as qualidades e as deficiências da empresa, ou seja, compreende o diagnóstico das forças e fraquezas, das capacidades e competências diante do produto/mercado

Forças

As Forças são as vantagens que sua empresa possui. Ou seja, aquilo que você faz melhor que seu concorrente.

Pode ser visto também como os diferenciais competitivos da empresa. Aquele ponto aonde a empresa mais se destaca. Por exemplo: Você pode ter uma relação mais favorável com os fornecedores e isso te garante preços mais baixos.

Se você tiver problemas em identificar os pontos positivos pense: “O que via motivar os clientes a comprarem de mim e não do concorrente?”

Mas tome cuidado ao achar apenas pontos positivos. Afinal a prática do dia a dia da gestão da empresa vai te mostrar que nem tudo é ponto positivo.

Pergunte-se:

  • O que você faz bem?
  • O que é possível fazer para aumentar visibilidade da empresa?
  • Quais recursos já têm à disposição?
  • Onde e como aplicar os recursos disponíveis?
  • Estará inovando quando comparado com a concorrência?

Fraquezas

As fraquezas são aspectos internos da empresa que não te trazem vantagem. Ou seja, se os pontos fortes são os pontos que fazem o cliente escolher você.

As fraquezas são os motivos que levam o cliente a não escolher você.

Na Matriz SWOT você deve identificar estas fraquezas e buscar formas de minimizar o impacto delas no andamento do seu negócio. Assim você reduzira os riscos causados por elas.

Pergunte-se:

  • No que você perder para concorrência?
  • O que você não faz tão bem e precisará melhorar?
  • Por que a concorrência é escolhida?
  • Quais recursos faltam para começar a empresa?

Matriz SWOT: Ambiente externo

O ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização que de alguma forma podem afetar o andamento da empresa que você quer abrir.

Em outras palavras pode ser visto como fatores que você não controla que podem tanto beneficiar tua empresa, como também podem trazer prejuízos.

Dentro do ambiente externo na Análise FOFA, você fará o levantamento das Oportunidades e Ameaças.

Oportunidades

São os fatores que ocorrem fora do controle da empresa que você quer abrir, estas oportunidades por muitas vezes estão relacionadas com movimentos externos.

Como por exemplo o Governo pode editar uma lei que traga benefícios fiscais para o teu negócio, ou ainda, abrir uma licitação.

Ameaças

Já as Ameaças são fatores que podem prejudicar o teu negócio, seguindo na mesma linha de pensamento das oportunidades.

Pode-se se usar como exemplo, o aumento de impostos, tributação de lucros e dividendos.

As Oportunidades e Ameaças são fatores que você não possui controle mas que você deve monitorar na sua análise SWOT.

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