Abrir seu próprio negócio é um sonho de muito brasileiros, isso pode ser é visto por algumas pessoas como uma ambição, um objetivo inalcançável devido aos investimentos necessários.
Você não precisa ficar pensando assim, vamos lhe mostrar 5 pontos que vão te fazer mudar de ideia e tirar seus planos do papel sem gastar muito.
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Vamos lá.
1.Defina o modelo de negócio?
A decisão de abrir uma empresa deve muito bem planejada e pensada para que você tenha retorno de seu investimento. Uma primeira recomendação é se concentrar nas habilidade que você já tem, Assim há chances do negócio dar certo com maior facilidade, principalmente se você já tiver algumas experienciaria anterior na área.
Outra recomendação é que definir seu publico alvo e como seu produto ou serviço pode atende-los. Pergunte-se se esta atividade é realmente relevante para o público consumidor? Quem são os concorrentes? Quais os produtos/serviços que oferecem? Qual será o diferencial da empresa?
Qual negocio abrir?
Criar e-books e cursos online
Iniciar o seu próprio negócio é um passo muito grande na vida profissional, e você pode usar o conhecimento que você já tem para entregar um conteúdo de qualidade para seus clientes.
E é isso que faz um info-produtor e abrir uma empresa de infoprodutos é mais fácil do que você pensa.
A distribuição de conteúdo pode ser online ou offline, você pode iniciar com cursos e palestrar, criar e-books e cursos online. Existem hoje Marketplace ( ex. comercio: Mercado Livre – Cursos e palestras: Udemy) que atendem os mais diversos seguimentos de mercado, e mostrar que você tem autoridade em um assunto ajudara a alavancar o seu negocio digitais.
Franquias
Se o objetivo é dar um tiro certeiro, mas ainda não tem uma ideia de negócio, você pode começar com uma franquia e isso pode ser uma ótima opção para quem tem um baixo investimento!
Os franqueadores fornecer toda a informação necessária para a implantação do negócio, desde os fornecedores, móveis (quando necessário), plano de negócios e suporte o modelo de comunicação e relacionamento. Hoje em dia é possível encontrar modelos de microfranquias que podem ser abertas com um investimento inicial de r$5.000,00.
2.Como formalizar uma empresa?
A formalização da empresa também será um passo importante e muitas decisões devem ser tomadas. Você vai encontrar-se com várias classificações, como o Tamanho, Natureza jurídica, Capital Social e, principalmente, os Impostos.
Vamos resumir um pouco o que são as tuas escolhas
Você pode nos contratar para abrir seu negocio 😉
Natureza jurídica: Basicamente, você vai definir o quadro societário da empresa e o capital social necessário. No caso de não possuir sócios pode ser EI ou Eireli. Já é ter mais de um parceiro será LTDA
Capital social: O capital social é o investimento inicial feito na empresa. É um valor suficiente para iniciar a operação antes de começar a faturar.
Regime tributário: É o fator que determina a imposição de sua empresa, combinado com o seu campo de experiência. Os dois principais regimes são o Simples Nacional e o Lucro presumido.
O porte e ME EPP, têm a possibilidade de abrir a empresa no Simples Nacional e/ou Lucro Presumido.
O valor do capital necessário para abrir uma empresa no valor dos portes de ME ou EPP, dependerá de qual é a Natureza jurídica, que se referem ao âmbito corporativo de sua empresa, você pode optar por sua empresa, mas uma empresa sendo único parceiro (EI) ou possuindo parceiros (Ltda), o valor do capital a investir será de cerca de R$ 1.000,00. Para constituir uma individual em Eireli, o Capital social exigido de 100 salários mínimos.
Além dos portes e ME EPP, também existe o MEI (Micro empreendedor individual). Esta adaptação já tem algumas limitações quanto aos ramos que abarca e, além disso, o faturamento anual deve estar em torno de R$ 81 mil. Esses fatores acabam por restringir um pouco as possibilidades de constituição de empresas MEI.
3. Tenha um controle financeiro eficiente
Uma boa gestão financeira é essencial, não só na fase de abertura de sua empresa, mas durante toda a sua existência. Muita disciplina e organização são necessárias.
Para o ajudar nesta parte, o Sebrae oferece aqui uma planilha de fluxo de caixa.
4.Quais ferramentas usar para administrar um negócio?
A definição do ramo de atuação da empresa, também vai servir de quais são as ferramentas que você tem disponível para impulsionar as vendas e fazer com que o negócio seja mais relevante. Temos algumas dicas de plataformas, para a otimização de estoque e até mesmo meios de comunicação, nas quais você poderá realizar suas vendas online.
Junto com datas, prazos e entregas pode se tornar um problema no início e progresso da empresa, por isso a indicação é válida para usar e abusar das plataformas do Google, como Folhas de cálculo, Gmail e Drive, além de outros disponíveis na nuvem para a organização de reuniões, além de datas importantes, como o pagamento de impostos e organização de fluxo de caixa . Para que você possa ver toda a evolução de um processo, existem outras plataformas gratuitas como o Trello e o Canvas oferecido pelo SEBRAE.
Dispor de uma conta de negócios para o Facebook, Instagram pode trazer uma representatividade mais séria para o empreendedorismo além de contribuir fortemente no relacionamento com o cliente. As plataformas tem recebido constantes atualizações com o fim de promover cada vez mais a adesão de serviços ou produtos através delas. Como exemplo, Instagram, já que possui um mecanismo em que o usuário pode saber sobre a sua marca e até mesmo cair de direito para a compra de seu produto em “stories”.
Você também pode otimizar suas vendas e pagamentos através de sistemas de faturamento, como o IUGO. Com esta ferramenta você poderá gerar faturas com facilidade, e o próprio sistema fará o acompanhamento das datas de vencimento enviando avisos para os clientes.
5.Mantenha boas relações com os clientes e fornecedores
A relação com o público é essencial para um negócio bem sucedido. Para alcançar este objetivo também é possível agir com as ferramentas Instagram e Facebook. Além de poder divulgar os produtos e/ou serviços, o público poderá desfrutar este canal mais informal para tirar dúvidas sobre a empresa, fazer recomendações para amigos ou até mesmo críticas, que, se forem solucionadas rapidamente, também podem acabar se transformando e fidelizando novos clientes.
Se as redes sociais não são o seu forte, você pode se especializar mais no assunto, através de cursos e vídeo aulas de plataformas como a Udemy ou Udacity. Se você já está preparado para uma estrutura um pouco mais de corpo, mas também é possível trabalhar o contato através de chats, bots, e até mesmo atendimento.