Blog A importância do calendário financeiro para manter as contas em dia 05 março 2020

O calendário financeiro é um instrumento que ajuda a manter as contas da empresa em dia. Beneficiando para evitar surpresas desagradáveis no final de cada mês.

Com esse calendário você consegue manter a saúde financeira da sua empresa. Mas também pode planejar suas estratégias para melhorar o desempenho dos negócios de forma segura.

Do que se trata um calendário financeiro?

Através do calendário financeiro sua empresa pode organizar as movimentações financeiras com eficiência.

o que facilita na hora gerenciar o seu fluxo de caixa, mais para frente vamos falar sobre o que é o  fluxo de caixa.

Esse tipo de calendário é um recursos com o qual você pode fazer o controle das datas de pagamentos e datas de recebimentos do seu negócio. Assim, todos os seus compromissos são cumpridos e você evita ter custos com juros e multas por pagamentos em atraso.

Esse documento é feito com a ajuda de uma planilha, nela são discriminadas todas as despesas e receitas que o seu negócio possui. Com ele você pode determinar as melhores datas para os seus compromissos financeiros e ainda contribui para um melhor e mais eficaz fluxo de caixa.

Em outras palavras, esse calendário deixa tudo mais claro para o pequeno e microempresário. E faz com que ele tenha um melhor controle de despesas e receitas e também melhore as operações dentro da empresa.

 

Benefícios de contar com um calendário financeiro

Nós já mencionamos que com um calendário financeiro você não perde os prazos para pagamentos de contas. Mas há também outros benefícios de contar com esse instrumento, veja:

– Você evita perder datas de recebimentos;

– Por meio dele sua empresa mantém as obrigações financeiras em dia, evitando ter que pagar multas e juros;

– Você evita a inadimplência;

– Como você terá as datas para pagamentos e recebimentos sempre a sua vista, reduzirá custos e, com isso, terá mais economia no seu negócio;

– Poderá realizar previsões financeiras, podendo até mesmo pagar suas contas antecipadamente e negociar descontos;

– É possível ainda identificar as melhores parcerias e fornecedores, por exemplo;

– Você consegue programar as datas de vencimentos das faturas segundo a movimentação do fluxo de caixa;

– Auxilia na gestão financeira, já que com ela você consegue ter uma visão ampla do situação financeira do seu negócio em determinado período;

– O calendário financeiro também te ajuda a definir suas prioridades financeiras, assim você sabe aonde investir para fazer seu negócio crescer, bem como quais contas devem ser pagas primeiro (no caso de não conseguir pagar todas elas dentro do prazo);

– Por meio desse calendário você fica sabendo quando receberá um determinado valor e quando terá que pagar uma conta e, assim, poderá se precaver caso o recebimento aconteça somente depois do dia de pagar uma conta, por exemplo;

Para resumir, esse documento permite que você monitore a vida financeira da sua empresa de maneira simples e altamente eficiente.

O que um calendário financeiro precisa possuir?

Agora que vimos o quão benéfico o calendário financeiro é para sua empresa, é importante que expliquemos também como elaborar um.

O primeiro passo é escolher a forma como você irá elaborar seu calendário: por meio de planilhas, usando um aplicativo ou com o tradicional “papel e caneta”.

Para facilitar a gestão financeira da sua empresa, a mesma planilha, aplicativo ou padrão de calendário deve ser utilizado todos os meses. E para facilitar ainda mais a identificação, separe os itens por categorias e cores, por exemplo, impostos, pagamento de fornecedores, etc.

A vantagem de usar um software ou aplicativo é que alguns deles te permitem programar um lembrete para dias antes do vencimento da dívida ou do dia em que seu cliente deverá pagar o valor que lhe deve, por exemplo.

O passo seguinte é listar as despesas e as receitas que a sua empresa possui mensalmente. Não deixe de anotar nenhum item, pois a eficácia do seu calendário dependerá disso.

Um calendário financeiro simples possuirá o nome da conta a pagar ou a descrição do valor a receber e a sua respectiva data de recebimento ou de pagamento, bem como o valor também.

Conclusão

Como você viu, o calendário financeiro trata-se de um recurso prático e eficaz para auxiliar no seu planejamento e organização financeira. Desse modo, o capital da sua empresa é investido da melhor maneira.

Então, tem vontade de tirar aquela ideia do papel e montar uma empresa? Nossa equipe conta com profissionais experientes para te orientar da melhor maneira. Nos envie uma mensagem e ligaremos agora para você.