Blog Como abrir uma empresa em Novo Hamburgo 30 março 2020

Quer abrir uma empresa em Novo Hamburgo?

Então esse artigo é para você!

Se você pretende abrir uma empresa em Novo Hamburgo esse artigo é para você! Vou te apresentar os passos necessários para você começar sua empresa.

Meu objetivo aqui será de mostrar os procedimentos necessários para a abertura de uma empresa seja comercio ou de uma loja, bem como o que é preciso para abrir uma empresa de prestação de serviços no maior polo calçadistas.

Que vamos abordar nesse artigo? os passos necessário para a abertura de uma empresa de prestação de serviço ou comercio, mostrando os passos com:

  • Documentação necessária;
  • Valores;
  • taxas;
  • alvará; 

Primeiro passo: Documentos e valores necessários para começar a abrir uma empresa em Novo Hamburgo

Primeiro passo: saber quais os documentos necessário e já deixar tudo organizado. Caso sua empresa vá funcionar num imóvel próprio, então é necessário apresentar cópias do IPTU.

A primeira coisa a se fazer é fazer a viabilidade para registrar sua empresa na Juta Comercial do Rio Grande do Sul. E para esse começo que você precisará reunir alguns documentos.

Cabe dizer que é por meio dessa viabilidade registro inicial que sua empresa existirá de forma oficial.

Após ser aprovada a viabilidade, você conseguirá emitir seu CNPJ, o que leva em torno de 5 a 10 dias para depois realizar os demais processos de regularização do negócio.

É importante também que você faça uma consulta prévia sobre o nome escolhido para o negócio, a fim de checar se ele já não esteja em uso por outra empresa vale a inda ressaltar que é muito interessante(mas não obrigatório) você ter um plano de negócios, mesmo que informal, um guia de como será sua empresa após aberta.

Documentos Para Abrir uma Empresa em Novo Hamburgo

Primeiro passo: saber quais os documentos necessário e já deixar tudo organizado. Caso seu comércio ou sua empresa de prestação de serviço vá funcionar num imóvel próprio, então é necessário apresentar cópias do IPTU.

Já no caso de ser um espaço alugado, o Contrato de Locação é obrigatório.

É preciso também apresentar os documentos de identificação dos sócios. Para cada um deles são necessários os seguintes documentos:

  • 2 cópias autenticadas do RG e do CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia da folha de espelho do IRPF (caso não tenha declarado imposto de renda, vamos precisar do titulo de eleitor).

Esses documentos devem ser enviados para a Juta Comercial e para a Receita Federal. Então, em até 10 dias você terá seu CNPJ. Mas, é importante também alertar que para que sua empresa funcione, antes é preciso que seja feita uma Consulta Prévia de Endereço e Atividade.

Com esses documentos em mãos, então é possível registrar seu negócio na Juta Comercial e partir para abertura da do seu CNPJ. Obtendo o registro, o próximo passo é fazer a solicitação do seu CNPJ na Receita Federal (o que pode ser feito pela internet) de forma muito simples.

 

Quanto custa para a abrir uma empresa em Novo Hamburgo

Para abrir uma empresa de prestação de serviço em Novo Hamburgo haverão alguns valores, os quais podem sofrer variações de acordo com o formato empresarial escolhido (tipo de empresa).

A primeira taxa é a do registro da empresa na Juta Comercial, nesse caso, ela varia segundo o tipo de empresa escolhido, veja os *valores:

  •  Sociedade empresária limitada: R$ 155,55
  • Empresário individual: R$ 89,95
  • Sociedade por ações: R$ 390,51
  • Empresário individual de responsabilidade limitada (EIRELI): R$ 155,55

 *Valores corrigidos segundo a tabela da JUCISRS para 2020.

*Essa taxa independe se você pretende abrir um comercio ou se pretender abrir uma empresa de prestação de serviço.

Feito esse primeiro passo e feito o passo de pagamento da taxa da junta comercial, é hora de reunirmos esses documentos, e procurar a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo para dar continuidade a abertura da empresa e solicitarmos a Inscrição Municipal (se empresa prestadora de serviço) e Alvará de Funcionamento.

Importante: sobre a Inscrição Municipal de Novo Hamburgo

Como muitos estados brasileiros possuem um convênio com a Receita Federal, é possível fazer a Inscrição Municipal pela internet. Mas é importante se informar com um contador a respeito dessa possibilidade em Novo Hamburgo.

Cabe também dizer que pode ser necessário obter a Inscrição Municipal antes do Alvará.  É por meio dessa inscrição que você obtém também a inscrição no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) caso venha a exercer a atividade de comercio junto com a prestação de serviço.

Segundo Passo: Como fazer o Alvará em Novo Hamburgo

O Alvará é o documento que concede autorização para sua empresa operar. E essa é a última etapa para a regulamentação do seu negócio de prestação de serviço em Novo Hamburgo. estando já com o registro da Juta Comercial, seu CNPJ e também o Contrato Social, então você poderá solicitar seu Alvará de Funcionamento junto a Prefeitura de Novo Hamburgo.

Documentos necessários para a obtenção do alvará

Como já mencionado, para conseguir fazer a emissão do seu Alvará é necessário reunir alguns documentos. Esses *documentos são:

  • Registro na Juta Comercial;
  • CNPJ;
  • Contratado de Locação (se imóvel alugado);
  • Contrato Social;
  • Realizar o pagamento da taxa de emissão do Alvará;
  • Consulta de Viabilidade;
  • Pode ser necessário também realizar o registro na Previdência Social;
  • RG, CNH ou Procuração, se o requerente do Alvará não seja sócio da empresa.

*Vale ressaltar que a prefeitura pode vir a pedir o alvará dos bombeiros.

Valor para obtenção do Alvará

Para emitir o Alvará de Funcionamento é necessária a realização do pagamento de uma taxa que varia conforme o porte da empresa. As taxas, de acordo com a tabela de 2020 da Prefeitura de Novo Hamburgo, são:

  •  Micro empresa (ME): R$ 71,33
  • Empresa de pequeno porte (EPP): R$ 124,82
  • Pessoa Jurídica Normal: R$ 178,32

Outras taxas que podem surgir na hora de abrir uma empresa em Novo Hamburgo:

  • Taxa identificação do imóvel;
  • Alvará dos bombeiros (PPCI);
  • Taxa de vigilância sanitária;
  • Taxa cobrada pela fiscalização de atividades;

Para finalizar

Agora você entende melhor o processo para abrir uma empresa em Novo Hamburgo e pode verificar que esta tudo bem mais simples.

Então para realizar tudo isso de acordo com o que exige a lei, é imprescindível contar com a ajuda de um contador, sem contar que a figura desse profissional é ainda essencial para a manutenção do seu negócio.

Um profissional experiente terá uma boa noção sobre a legislação vigente, os procedimentos legais para abertura e manutenção da empresa, te ajudará a realizar corte de custos e taxas desnecessárias, sem contar o conhecimento e expertise quanto a finanças que ajudarão a realizar projeções e evitar que seu negócio tenha quebras ou prejuízos também.

Atenção

Você ainda precisa tomar uma decisão importante, parece simples, mas antes mesmo da viabilidade, você precisa determinar se terá ou não um sócio, pois esse fator determinara o tipo de empresa que você pretender abrir, se será uma limitada ou individual.

Essa informação é necessária para saber o que ira aparecer no seu Contrato Social (documento no qual constam as diretrizes estabelecidas para o funcionamento da sua empresa e o que cada sócio terá como responsabilidade).

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