Blog Como ter autossuficiência em suas finanças pessoais em 4 passos 16 julho 2020

Para ter autossuficiência em suas finanças pessoais é necessário:

1 – Ter um caderno, uma planilha, um aplicativo de celular ou outra ferramenta de organização com ganhos e gastos mensais;

2 – Criar em dois meses e uma semana o hábito de manter essa ferramenta em dia, segundo a Programação Neurolinguística;

3 – Ter uma reserva de emergência para eventualidades, objetivos de longo prazo e aposentadoria.

 

A importância da gestão financeira

 Um levantamento de “Educação Financeira” realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feito em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB) no final de 2018, mostrou que 73% dos entrevistados tiveram gastos maiores do que seus ganhos no orçamento familiar.

Ter autossuficiência em suas finanças pessoais é fundamental para uma vida financeira equilibrada.

Ainda na mesma pesquisa, são 63% os brasileiros que mantêm um controle de finanças pessoais. Mesmo assim, 36% ainda não adotaram nenhum método para conquistar a autossuficiência em suas finanças pessoais.

Um dado preocupante no levantamento é que mesmo a maioria acompanhando e analisando seus ganhos e suas despesas, 62% dos brasileiros que fazem a gestão de suas finanças pessoais sentem dificuldade de fazer a administração por conta própria.

Os fatores encontrados no levantamento que mais geram erros:

  • Anotar os gastos conforme eles ocorrem, mas não fazer um planejamento mensal;
  • Fazer o planejamento mensal com base nos meses anteriores, porém ter despesas a mais no mês como ocorre com gastos sazonais como material escolar, IPTU, IPVA, e aniversários na família, datas comemorativas, etc.;
  • Não anotar gastos variáveis como lazer, salão de beleza, compras de roupas, etc.;
  • Compras por impulso, sem planejamento;
  • Não pesquisar preços antes de efetuar uma compra.

Por isso, para ter uma autossuficiência financeira será necessário você ter mais do que um planejamento bem feito. Será necessário controle e sobretudo mudar sua mentalidade e criar hábitos para atingir este objetivo.

Para conquistar a autossuficiência em suas finanças pessoais é necessário disciplina. É realizar anotações regulares e planejamento dos gastos sazonais e variáveis como um hábito e entender que o controle de seus gastos e despesas vem em primeiro lugar para uma vida financeira saudável.

As dicas a seguir são primordiais para uma educação financeira de qualidade.

O que significa a autossuficiência em finanças pessoais

 Autossuficiência em finanças pessoais significa não depender financeiramente de outros para se sustentar. Significa que na maior parte do tempo é possível se manter sozinho e seus dependentes também, até nas horas das adversidades.

E é por isso que nós da Começo Certo investimos no conhecimento dos nossos clientes, produzindo conteúdos para enriquecer nossos clientes, fazendo isso através de artigos, cursos e palestras online.

Também significa ser capaz de manter um planejamento e hábito de suas despesas e gastos, a fim de ter uma vida financeira saudável.

Satisfazer suas necessidades físicas, materiais, familiares e sociais de acordo com seu padrão de vida, sem prejuízos no final do mês.

Utilize uma ferramenta de gestão financeira pessoal

No levantamento feito pelo SPC Brasil, a orientação mais importante é utilizar um mecanismo para anotar a movimentação financeira.

Mesmo um caderno organizado é um aliado poderoso. Porém existem outras formas mais utilizadas para organizar suas finanças como planilhas e até aplicativos de celular.

Mas como fazer esta organização?

O fator mais importante citado pelos especialistas é anotar todos os ganhos e despesas do mês por grupo organizando-as assim em categorias, como habitação, transporte, lazer, vestuário, alimentação e até os gastos variáveis e sazonais como presentes de aniversário ou necessidade de trocar um aparelho doméstico.

Uma dica importante é aqui é você deixar um pequeno percentual das receitas para despesas eventuais (aquelas besteirinhas que compramos durante os dias). Porém este valor não pode ser exagerado, algo em torno de 5% a 10% do total das suas despesas.

Ainda assim é imprescindível fazer dessas anotações um hábito conforme as despesas e ganhos do mês variem. Dessa forma, a autossuficiência de sua gestão financeira será apenas questão de tempo, tenha em mente que isso requer disciplina e organização.

Outro fator importante para empresários é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

Para alcançar a autossuficiência em suas finanças pessoais é fundamental a separação dos gastos e despesas pessoais dos gastos e despesas da sua empresa, para haver organização e controle.

Criando hábitos para autossuficiência em finanças pessoais

Normalmente quando falamos de mudar hábitos ou criar novos hábitos acabamos entrado na área de estudo da psicologia e da programação neurolinguística (PNL).

A PNL é um estudo que foi desenvolvido pelo estudante de Psicologia Richard Blander e pelo linguista John Grinder. Sua aplicação pode ser utilizada na parte neurológica para reprogramar sua mente e desenvolver hábitos.

Porém, existe um tempo para criar um hábito novo. Um mais complexo leva em torno de dois meses e uma semana para ser integrado a sua rotina de finanças pessoais.

Pautado pela PNL, podemos criar um comportamento automático, tornando o hábito de gestão financeira pessoal viável e de fácil aplicação. Então chega de inventar desculpas, é possível começar agora ou até mesmo melhorar sua gestão financeira para no futuro ter autossuficiência financeira.

Lembre-se que este é um processo de dois meses e uma semana, mas você não precisa fazer tudo sozinho. O ideal é que você escolha sua ferramenta de gestão financeira pessoal e faça um planejamento e acompanhamento mensal das suas finanças.

A importância de uma reserva de emergência

 Criar uma reserva de emergência é imprescindível para ser autossuficiente em suas finanças. Desse modo estará preparado para qualquer eventualidade que acontecer.

Pode ser o conserto do carro, gasto com remédios, um vazamento ou uma compra que não estava prevista em sua ferramenta de gestão financeira pessoal.

A reserva de emergência é criada para ter a independência financeira tão almejada, sem que seja preciso recorrer a cartão de crédito, ajuda de outras pessoas ou até mesmo empréstimos.

A reserva de emergência deve ser um custo fixo em sua ferramenta de gestão financeira pessoal. Tenha uma conta poupança para poupar.

Além disso, também é possível poupar para realizar objetivos que a curto prazo não são possíveis para o ganho mensal, mas a longo prazo, com um planejamento correto, sem atrapalhar as finanças mensais, de pouco em pouco será possível realizar.

Além disso, poupe também para sua aposentadoria.

 

Para ter autossuficiência em suas finanças pessoais é necessário:

1 – Ter um caderno, uma planilha, um aplicativo de celular ou outra ferramenta de organização com ganhos e gastos mensais, levando em conta as despesas variáveis e sazonais;

2 – Planejar o mês com antecedência e não anotar conforme os gastos e ganhos ocorrem;

3 – Criar em dois meses e uma semana o hábito de manter essa ferramenta em dia, para que o hábito se torne automático em sua vida;

4 – Ter uma reserva de emergência para eventualidades e objetivos de longo prazo;

5 – Poupar para sua aposentadoria;

6 – Pesquisar preços antes de efetuar uma compra;

7 – Evitar compras por impulso;

8 – Separar suas finanças pessoais das finanças da empresa.

Tenha um contador especialista para cuidar das finanças de sua empresa. Entre em contato com a Começo Certo para fazer um orçamento com um contador para cuidar das finanças de sua empresa e conquiste sua autossuficiência em suas finanças pessoais, criando uma vida financeira saudável.