Blog Guia Completo de Como Abrir Empresa 28 fevereiro 2020

Preparado para descobrir como abrir empresa?

Muitos brasileiros sonham em ter independência financeira e montar um negócio próprio. Porém muitos se perdem quanto ao que é necessário tanto para a abertura quanto para a manutenção do negócio.

Esse guia aqui será o seu Norte para tirar sua ideia do papel e, enfim, concretizá-la.

Começaremos desde o plano de negócios (essencial para qualquer tipo de empresa) até os detalhes finais que farão toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

Vamos ao nosso passo a passo para você começar a abrir empresa.

Iniciando a jornada

Existem três etapas nesse passo a passo de suma importância para quem vai abrir empresa, seja lá em qual mercado ou segmento for.

E essas etapas são:

– Análise e validação do mercado;

– Plano de negócios (que você provavelmente deve estar careca de saber que é importante);

– E definição da natureza jurídica.

– Abrindo uma empresa em Canoas (documentos)

Nesse artigo vamos olhar um pouco sobre a definição da natureza jurídica e os documentos para você abrir uma empresa.

Análise e validação do mercado

 

Mas o que é análise mercado abrir uma empresa?

No que diz respeito a análise, neste caso ela basicamente é uma pesquisa que você faz sobre o mercado em que pretende atuar, antes de abrir sua empresa, para entender como se encontra o seu cenário atualmente e se é viável apostar numa ideia de negócio dentro desse mercado.

Por exemplo: se você pretende abrir uma empresa no ramo da informática, antes fará uma análise para saber se é viável abrir empresa naquele momento, buscará relatórios e dados estatísticos sobre as vendas em serviços ou produtos de informática no Brasil, entre outros.

Se por acaso houver dados de pesquisa verídicos apontando que há queda nas vendas para esse segmento, então é sinal de que você deve repensar a sua ideia ou esperar um pouco antes de por ela em prática.

Isso evita que você abra sua empresa confiando apenas na ideia de negócio ou se deixe levar pela ansiedade ou conversas sem fundamento.

O que é análise mercado para abrir uma empresa?

Já no que se refere a validação de mercado, na realidade essa etapa é mais conhecida como validação de negócio.

Para o caso de quem irá lançar um novo produto, por exemplo, a validação de mercado ajuda a saber se aquele produto terá uma boa aceitação no mercado.

E aqui não há outro jeito: você precisa obter a opinião de outras pessoas. Pois não há como validar um mercado ou ideia de negócio sem a opinião das pessoas, especialmente aquelas com potencial para serem suas clientes.

A mesma ferramenta usada para análise também pode ser utilizada para a validação de mercado. E por meio dessas plataformas de pesquisa você tem a opinião de pessoas reais e que tenham a ver com o seu futuro mercado de atuação.

é necessário também colocar em questão os custos, receitas, informações sobre seu público-alvo, canais de distribuição dos produtos ou serviços que possivelmente comercializará, etc.

Você pode trabalhar tanto com dados obtidos por meio de pessoas fazendo pesquisas com elas, como também por meio de dados divulgados por instituições de pesquisas e pelo governo.

Nesses últimos você consegue dados concretos (e gratuitos) sobre o cenário econômico atual e sabe, inclusive, se é o momento certo para abrir empresa em canoas.

Plano de negócios

O planejamento é uma das etapas mais importantes de quem pretende abrir empresa. Esse planejamento, além de te ajudar a definir o sucesso do seu negócio, ainda te ajuda a antecipar problemas e, assim, evitá-los ou corrigir o que poderia causar esse problema.

Um plano de negócios também ajuda sua empresa a não perder o foco, já que ele atua também como uma espécie de guia, mostrando tudo o que precisa ser feito para que seu negócio ganhe vida.

Esse importante documento, que te ajuda a tirar suas ideias do papel, pode ser feito de maneira mais intuitiva, basta que você vá por etapas.

O plano de negócios é um documento completo que apresenta os passos que devem ser tomados para que a empresa seja aberta e funcione, mas também como a empresa atuará, quais os produtos e serviços que disponibilizará e como ganhará dinheiro.

Por esse motivo que ele também é utilizado para quem deseja solicitar financiamento, apresentar a ideia a sócios ou investidores e até mesmo realizar parcerias.

Por isso é um documento extenso, mas, no final, vale muito a pena.

Vale ressaltar que para abrir uma empresa, você não precisa ter necessariamente um plano de negócios, o plano de negócios é um documento para ajudar você a alcançar seus objetivos.

Confira a seguir os principais pontos para elaborar um plano de negócios sem dores de cabeça.

Principais Pontos de um Plano de Negócios e Como Montar o Seu

Como explicado antes, um plano de negócios é composto de alguns elementos essenciais e indispensáveis. E agora conheceremos os principais deles, os quais não podem ficar de fora quando elaborar o seu.

 

Índice ou Sumário Executivo

Ele se trata de um resumo sobre os tópicos do seu plano de negócios. Ou seja, você deverá apresentar os tópicos que estejam dentro do documento, tais como a natureza jurídica da empresa, a missão, visão e valores, os produtos e serviços, a descrição dela, o investimento necessário, entre outros.

Por isso mesmo que muitos deixam para fazê-lo quando concluírem todo o documento. Aqui deverá ser feito um resumo de tudo que contenha no seu plano de negócios de uma maneira que desperte a atenção de quem o leia.

 

Análise de mercado

Esse é um item importantíssimo para o seu plano de negócios. Aqui você deverá pesquisar sobre o mercado em que deseja atuar e a demanda existente nele.

Por meio dessa etapa você fica conhecendo sobre os seus concorrentes, sobre seus clientes e suas necessidades. Ele te ajudará também a detalhar os produtos e/ou serviços com os quais trabalhará.

Faça uma pesquisa minuciosa sobre seus possíveis clientes: porque consomem determinado produto, quais seus interesses, formação, localização, idade, entre outros.

Essas questões, inclusive, te ajudarão a identificar quais os melhores canais de distribuição e as melhores ações de marketing, por exemplo.

Não se esqueça de pesquisar também sobre seus concorrentes: os produtos que ele comercializa, quais canais utilizam, os preços praticados, etc.  E também pesquise o motivo que levam as pessoas a comprarem deles.

Aqui também é importante fazer uma pesquisa de fornecedores e deixar tudo detalhado no documento.

Plano de marketing

Aqui, além de cada produto ou serviço que será desenvolvido ou comercializado, deverá constar também os valores a serem praticados e as formas de promoção utilizadas para apresentar esses produtos aos seus clientes.

Aqui também deverá ser descrita a forma como os produtos chegarão até os clientes, ou seja, os canais de distribuição.

Plano operacional

Compreende todas as operações que ocorrerão dentro do negócio, em outras palavras, o dia a dia da empresa. Como serão realizadas as atividades dentro do seu negócio. Por exemplo: como será a produção dos produtos ou elaboração dos serviços, como será a comercialização, quais as etapas do atendimento, como será feita a organização dos setores dentro da empresa, entre outros.

Plano financeiro

Como o próprio nome já o diz, o plano financeiro diz respeito ao investimento que você deverá fazer. Essa etapa te ajuda a definir se o negócio é mesmo viável.

Aqui você deverá calcular os custos necessários para a abertura e funcionamento do seu negócio.

E também, nessa parte do planejamento, você deverá definir o modo como implementará esse investimento, quando ele dará retorno (quando sua empresa recuperará a quantia investida e obterá lucros), etc.

Leve em conta itens como: custos fixos (relativo aos itens necessários para que sua empresa funcione e que não mudam de valor quando há alteração no volume de vendas), custos variáveis e capital de giro, por exemplo.

Definindo a natureza jurídica da sua empresa

Definir a natureza jurídica da sua empresa é uma das etapas fundamentais para a constituição do seu negócio.

Essa etapa também é algo que requer muito cuidado e estudo quanto ao seu estado atual (financeiramente falando) e ao tipo de negócio que pretende iniciar, dentre outros fatores.

Explicando de modo bem simples, a natureza jurídica trata-se de uma forma de classificar as empresas de acordo com sua estrutura.

E, como você talvez deva saber, existem diferentes tipos de naturezas jurídicas. E para cada um desses tipos existem impostos, leis e programas de incentivo distintos.

Logo, é preciso analisar qual atende melhor aos propósitos do seu negócio nesse momento.

Os principais tipos de natureza jurídica existentes para quem vai abrir empresa  no Brasil são:

– Empresário individual: essa natureza jurídica caracteriza-se como a constituição de apenas uma pessoa como responsável pela empesa. Aqui o nome da empresa deve ser composto pelo nome do proprietário, seja completo ou apenas uma abreviação, e pode ser acrescentado um completo após esse nome para indicar a atividade da empresa;

– EIRELI: a EIRELI é uma sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Essa modalidade é semelhante a anterior, a diferença aqui é que o dono do negócio pode separar o capital da empresa do seu capital pessoal. Mas para isso é necessário que seja investido um valor inicial de 100 salários mínimos. Essa natureza jurídica existe desde o ano de 2011 e é regulamentada pela Lei nº 12.441/11. A empresa desse tipo precisa, obrigatoriamente, possuir a sigla após o nome, por exemplo “Empresa Tal EIRELI”. Para ficar claro o tipo de empresa que se trata.

– SOCIEDADE LIMITADA: esse tipo de empresa possui a sigla Ltda ou LTDA após o nome (Razão Social), por exemplo: “Loja de Carros LTDA”. Ela é caracterizada por possuir dois ou mais sócios e não exige capital social mínimo. Aqui os sócios respondem de forma limitada em caso de falência ou endividamento da empresa (as contas deles são separadas das contas da empresa);

– Sociedade Anônima: conhecida pela sigla S/A, SA ou S.A no final dos nomes das empresas. A Sociedade Anônima, resumidamente, é uma empresa que tem seu capital divido por ações. E essas ações podem ser negociadas de forma livre.

Nessa modalidade não existe uma pessoa física ligada diretamente a empresa. Essa empresa pode ainda se caracterizar como de capital aberto ou capital fechado.

Basicamente, as de capital aberto possuem ações negociadas abertamente na Bolsa de Valores, já as de capital fechado não, sendo que os interessados em adquirir ações delas precisam negociar diretamente com os sócios da empresa. Vale ainda mencionar que nessa sociedade as ações dos sócios limitam-se ao preço das ações emitidas;

– Sociedade simples: essa modalidade compreende as parcerias entre profissionais liberais que atuam com prestação de serviços, tais como advogados, médicos, odontologistas, entre outros. Ou seja, são profissões que condizem com o próprio objetivo de tal parceria: sociedade entre médicos ou sociedade entre advogados.

Um exemplo:

Se dois advogados abrirem um escritório para que ambos possam trabalhar, então deverão optar pela sociedade simples. Já se houver um investidor que monte um escritório e contrate esses profissionais, então essa modalidade não poderá ser utilizada, mas sim uma sociedade empresária.

E a Sociedade Simples ainda pode ser pura (onde o financiamento dela pode ser feito através das finanças dos sócios) ou limitada (onde o financiamento é feito através do capital do próprio negócio).

Na hora de escolher a natureza jurídica da sua empresa, é importante atentar-se a alguns fatores, dentre eles: o faturamento anual. Para quem pretende começar devagar e depois mudar, pode optar pela microempresa que permite um faturamento de até R$ 360 mil por ano.

Já quem objetiva faturar 3 milhões ao ano, por exemplo, optar por uma microempresa não é o ideal.

Outro ponto importante também é quanto ao regime de tributação. Aqui, tanto a Sociedade Limitada quanto o EIRELI podem optar pelo Simples Nacional. Que é um regime de tributação simplificado. Já a Sociedade Anônima pode optar ou pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real.

Vale mencionar que o Lucro Real pode ser utilizado em qualquer empresa, no entanto ele é mais voltado para as de grande porte. E, falando em porte, o tópico a seguir é sobre ele.

Qual o porte da sua empresa?

Muitas pessoas confundem o porte da empresa com a natureza jurídica, mas ambas são coisas bem diferentes.

Enquanto a natureza jurídica diz respeito a estrutura da empresa em si, o porte da sua empresa é relativo ao tamanho dessa empresa. E aqui fatores como quantidade de funcionários e faturamento contribuem para essa classificação.

De acordo com a classificação utilizada pela área de Pesquisa do Sebrae, o porte das empresas é classificado do seguinte modo:

– Pelo número de funcionários:

  • Microempresa (setor de comércio e serviço): até 9 funcionários;
  • Microempresa (indústria):  até 19 funcionários;
  • Empresa de Pequeno Porte (setor de comércio e serviço): 10 a 49 funcionários;
  • Pequeno Porte (indústria): 20 a 99 funcionários;
  • Empresa de Médio Porte (setor de comércio e serviço): 50 a 99 funcionários;
  • Médio Porte (indústria): 100 a 499 funcionários;
  • Empresa de Grande Porte (setor de comércio e serviço): acima de 99 funcionários;
  •  Grande Porte (indústria): acima de 499 funcionários.

– De acordo com o faturamento:

  • Microempresa: faturamento anual é de até R$ 360 mil;
  • Pequeno Porte: faturamento anual entre R$360 mil e R$3,6 milhões;
  • Médio Porte: não há limite do quanto se pode faturar anualmente;
  • Grande Porte: não há limite do quanto se pode faturar anualmente.

Decisões importantes: sobre a localização

Um local bem movimentado é a opção perfeita, certo? A resposta poderia ser um “sim”, mas a coisa não funciona sempre assim.

Se você possui uma fábrica, por exemplo, esse quesito não será enquadrado no seu caso.

O mesmo vale para quem possui um e-commerce ou uma empresa de prestação de serviços para terceiros.

Por isso a primeira coisa a se pensar aqui é sobre o seu tipo de empresa, seu ramo de atuação. Somente assim poderemos tomar uma decisão correta quanto à localização.

Agora, se você pretende abrir uma loja, um restaurante ou pet shop, por exemplo, o ideal é escolher um local onde haja um fluxo, ao menos, considerável de pessoas.

Outra dica é optar por montar sua empresa em locais próximos a pontos que são referência no local. Assim ficará mais fácil do seu cliente encontrar o seu estabelecimento.

Pesquise também a concorrência no local. Pois, se já houver um negócio semelhante ao seu (e que já esteja consolidado), é uma ideia arriscada entrar assim de cabeça sem possuir um diferencial competitivo.

Do mesmo modo que abrir empresa em canoas num local onde não exista um tipo de negócio como o seu também pode ser algo arriscado, pois pode ser que não haja demanda ali.

Por isso a dica essencial, nesse caso, é: pesquise o local antes de escolher se é ali o lugar ideal. Pesquise sobre a demanda, sobre a concorrência, entre outros.

 

Tipos de contratos

Partiremos agora para a parte dos contratos necessários para a abertura da sua empresa. Eles nada mais são do que documentos que ajudarão no regimento da empresa.

Os tipos de contratos existentes e os quais sua empresa precisará são:

– Requerimento de Empresário: como o próprio nome já o diz, esse é um documento onde o proprietário se registra como empresário individual, ou seja, como único dono do negócio. E esse registro é feito na juta comercial da localidade onde seu negócio funcionará;

– Ato Constitutivo de Eireli: esse é documento pelo qual uma pessoa constitui uma empresa individual. Tal documento também deve ser apresentado na juta comercial juntamente com outros documentos, ele deverá ser assinado pelo proprietário da empresa, por testemunhas e também por um administrador (caso esse não seja o proprietário);

Contrato Sociedade Simples: esse contrato é voltado para empresas que constituem sociedade, mas, nesse caso, sociedade simples. Ou seja, quando duas ou mais pessoas desejam constituir uma sociedade, tais como médicos, engenheiros ou advogados, por exemplo. Em outras palavras, atividades não empresariais.

Contrato Sociedade Ltda: o contrato de sociedade limitada trata-se do contrato exigido para a constituição de uma empresa dessa natureza. Ao contrário do contrato anterior, nesse a atividade será classificada como empresária quando o objetivo for o exercício uma atividade econômica profissional com o intuito de produção de bens ou de serviços.

Documentos importante para abrir empresa

Agora chegamos ao ponto de saber os documentos necessários para a abertura da sua empresa. Falaremos também sobre os tipos de contratos para cada natureza jurídica.

Mas, antes de tudo, é importante lembrar que os tipos de documentos podem variar conforme a atividade escolhida ou mesmo a sua localização.

Por isso é importante se informar melhor na Juta Comercial da sua região ou do local onde abrirá a empresa.

Documentos necessários para abertura de uma empresa

Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa são:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um sócio,
  •  cópias autenticadas do RG e CPF de cada,
  • 1 cópia do IRPF, caso tenha declarado no ano anterior.
  •  cópias simples do IPTU do Imóvel,
  • 1 cópias do Contrato de Locação (se for alugado) ou contrato de Compra e Venda.

Dito isso, vamos agora conhecer a documentação necessária para a abertura da sua empresa.

Registros para abrir empresa

Registro na Juta Comercial

O registro na Juta Comercial é um dos principais registro para abrir empresa em canoas. Já que é a partir dele que você conseguirá outros documentos necessários para formalizar seu negócio. Você consegue esse registro na Juta Comercial do estado onde sua empresa funcionará.

Alvará de Funcionamento

O Alvará de funcionamento poderá ser obtido junto a prefeitura da cidade onde sua empresa funcionará. Ele, basicamente, indica que um negócio está autorizado a operar.

Inscrição Municipal

A Inscrição Municipal serve para que a empresa seja acompanhada pela prefeitura quanto a sua regularidade fiscal. Para isso, cada empresa recebe um número exclusivo, como uma espécie de carteira de identidade.

Essa inscrição é feita na prefeitura do seu município ou na prefeitura do município onde sua empresa atuará.

Inscrição Estadual

A inscrição estadual é obrigatória para empresas do segmento industrial, de comunicação, de comércio, de serviços de transporte intermunicipal e interestadual e de energia, as quais obterão, por meio dele, a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A Inscrição Estadual é tão importante que, em alguns estados, pode até mesmo te ajudar a diminuir a alíquota do imposto.

Previdência Social

É obrigatório para sua empresa fazer o cadastro na previdência social. O prazo máximo para isso é de até 30 dias após abertura da sua empresa, mesmo que ela ainda não tenha funcionários.

 

Autorização para emissão de notas fiscais

Para poder emitir notas fiscais, é necessário que seja feita a solicitação da autorização na prefeitura do seu estado. Do mesmo modo que para realizar autenticação em livros fiscais.

 

Licenças e Alvará

Ainda que você possua o CNPJ e esteja inscrito na Previdência Social, por exemplo, há uma série de documentos necessários para que sua empresa opere de forma legal.

E isso é algo obrigatório para toda e qualquer empresa no Brasil. O que varia é a quantidade desses documentos, já que para algumas empresas são mais e para outras são menos.

Alvará

É través do alvará de funcionamento que a sua empresa estará autorizada a abrir as portas. Tal documentos é obtido no município onde sua empresa atuará.

No entanto, antes de obter o Alvará é importante que você realiza uma consulta na prefeitura para saber se terá permissão para exercer a atividade escolhida no local escolhido.

O Alvará é emitido após comprovar na prefeitura que seu negócio possui toda a documentação exigida pela legislação para tal atividade. É importante lembrar que o que é exigido pode variar de acordo com o estado ou município.

Licenças necessárias para quem vai abrir uma empresa

A seguir listamos as licenças necessárias para a abertura de uma empresa. Vale lembrar que a quantidade de licenças necessárias varia conforme a atividade da sua empresa. Confira:

– Vistoria e Observância às Normas de Segurança: licença obrigatória, a qual é expedida pelo Corpo de Bombeiros Militar;

– Licença Ambiental: essa licença é obrigatória para empresas que realizam atividades que gerem algum tipo de impacto ambiental ou que utilizem os recursos naturais. A exemplo disso podemos citar empresas do setor industrial, as quais trabalhem com a produção de calçados, roupas, indústrias automobilísticas, entre outras. Essa licença pode ser obtida em órgãos do meio ambiente do município ou estado ou mesmo através do IBAMA.

– Licença Sanitária: essa licença é obrigatória em caso de empresas do setor de alimentação, cosméticos ou de medicamentos. É possível obtê-la nos órgãos estaduais, federais ou municipais de Vigilância Sanitária;

– Registro de Produtos químicos: quem realiza atividades com produtos químicos precisará desse registro, o qual também é conhecido como Autorização Especial (AE). Tal autorização é obtida junto a ANVISA, a qual em seu site é relatado que: “A Autorização Especial (AE) é exigida para as atividades de armazenamento, distribuição, embalagem, expedição, exportação, extração, fabricação, fracionamento, importação, produção, purificação, reembalagem, síntese, transformação e transporte, ou qualquer outra, para qualquer fim, envolvendo substâncias sujeitas a controle especial ou com os medicamentos que as contenham, segundo o disposto na Portaria SVS/MS nº 344/1998, e na Portaria SVS/MS nº 6/1999.”

– Produtos de origem Animal: quem atuará no segmento de produção e comercialização de produtos de origem animal precisará de uma licença especialmente voltado para isso. E é o Registro de Produto de Origem Animal, o qual segue os mesmos padrões de registro de produtos que não possuem origem animal. Ou seja, será necessário elaborar um projeto técnico, possuindo o rótulo com as devidas informações e instruções para consumo, entre outras informações pertinentes. É importante mencionar que os produtos de origem animal ainda estão sujeitos aos serviços do SIF (Serviço de Inspeção Federal), órgão responsável por garantir a qualidade dos produtos aos consumidores. O SIF é vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA.

– Cadastur: se você pretende abrir empresa em canoas no setor de turismo, então precisará realizar o cadastro no Cadastur. E ele é válido tanto para empresas quanto para profissionais do setor. O cadastro nele é gratuito. Ele é realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal.

– Inscrição Municipal e Estadual: para que sua empresa possa operar legalmente, é necessário possuir a Inscrição Municipal e a Inscrição estadual, tal como já abordamos anteriormente. Sendo que a Inscrição Municipal é voltada para prestadores de serviços (tendo relação com o ISS), enquanto a Inscrição Estadual é necessária para que o contribuinte tenha cadastro no ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação).