Blog Como abrir uma agência de conteúdo 25 março 2020

Abrir uma agência de conteúdo é um empreendimento que exige baixo investimento e oferece um retorno bastante atrativo.

Nota do redator: e é claro! O conteúdo é Rei.

Conforme novas necessidades vão surgindo, então novos mercados também são descobertos. E com a chegada e a difusão da internet, com o tempo, a necessidade de conteúdo especifico para um público se tornou algo crescente em sites, blogs e também em redes sociais de empresas, por exemplo.

Por que abrir uma agência de conteúdo?

Hoje em dia é difícil imaginar-se sem a internet, ela virou uma extensão de si tanto para pessoas quanto para empresas.

As pessoas buscam praticamente tudo na internet, por isso há uma variedade de sites para atende-las, seja para estudar, se divertir, encontrar emprego, fazer compras, para relacionamentos, buscar informações sobre saúde e muito mais. Para se ter uma ideia, no ano de 1994 existiam somente 3 mil sites na internet.

Mas 10 anos depois, em 2014, a quantidade já chegava a 1 bilhão de páginas na web. De acordo com o site Internet Live Stats, que mostra estatísticas em tem real de dados sobre a internet, são mais de 4 milhões de artigos para blog publicados por dia.

Atualmente, ter um blog e publicar conteúdo deixou de ser um simples hobby e se tornou uma ferramenta que agora auxilia na divulgação de marcas, produtos e serviços.

Tal como o uso das redes sociais que também hoje possui essa finalidade.

Com cada vez mais pessoas e empresas criando blogs e perfis em redes sociais e buscando atrair, engajar e converter um público específico, conteúdo bem elaborado se faz altamente necessário.

E assim surgem as agências de conteúdo para atender essa demanda (que cresce dia após dia). E essa é a sua chance de empreender e abrir sua empresa, investindo  em algo que possibilita um elevado lucro e exige baixo investimento.  

Conhecendo o mercado

Uma agência de conteúdo oferece conteúdo para as mais diferentes finalidades: desde para blogs até projetos coorporativos.

E tanto pessoas como empresas preferem os serviços de uma agência porque sabem a qualidade dos serviços é garantida.

Já que há toda uma equipe envolvida para isso e ainda, por conta de se haver um pessoal, os prazos ainda são respeitados.

Os responsáveis por uma agência realizam desde o planejamento até a produção do mesmo, contando com a ajuda de uma equipe experiente.

Hoje em dia tanto empresas quanto profissionais liberais entendem a importância do conteúdo bem elaborado para seus projetos.

E eles também sabem que podem contar com uma agência para realizarem esse serviço, onde terão algo de qualidade e entregue no tempo combinado.

E os produtos (digitais) que uma agência de conteúdo pode oferecer são desde artigos otimizados para blogs, conteúdos para redes sociais, sendo conteúdos para diferente nichos e mídias de empresas ou para um público segmentado, por exemplo. Uma agência de conteúdo, inclusive, envolve-se em todas as fases de um projeto:

planejamento e elaboração de briefing, elaboração de pauta, planejamento da publicação, calendário editorial, elaboração de artigos, seleção de imagens, ilustrações, pesquisas, elaboração de textos para material publicitário, entre outros.

E além de tudo isso, uma agência de produção de conteúdo pode (e deve) fazer uso de técnicas de SEO para elaboração de material otimizado para determinado público-alvo. Assim esses textos serão facilmente encontrados na internet.

Localização

Como uma agência de conteúdo geralmente funciona 100% online, uma das coisas que você não precisará se preocupar é com o local.

Somente se quiser possuir um escritório para atender clientes em caso de reuniões presenciais, por exemplo. Até mesmo os funcionários, caso queira, podem trabalhar remotamente de qualquer canto do Brasil ou do mundo. Logo, a localização da sua agência é mesmo na internet.

Por tanto, a localização é um custo a menos para quem pretende montar uma agência de conteúdo.

Estrutura

Uma agência de conteúdo precisa estar sempre se reinventando e estar atualizada com as novas tecnologias existentes no mercado.

E quando falamos de novas tecnologias, nesse caso, nos referimos as ferramentas essenciais para negócios desse tipo.E assim como qualquer outra empresa, existem departamentos importantes para compor a estrutura desse negócio.

Basicamente, os departamentos necessários auxiliam para que essa empresa possa realizar os seguintes procedimentos: atendimento ao cliente, planejamento, criação e produção.

O departamento de atendimento, por exemplo, é importante para a realização de vendas e do relacionamento direto com o cliente. Por isso é importante investir pesado nele.

Há ainda o departamento responsável pelos planejamentos, ou seja, um pessoal responsável por elaborar as estratégias conforme as necessidades do projeto do cliente.

Por meio do planejamento se obtém as informações necessárias para elaborar o escopo e a criação do conteúdo em si. Existem também outros departamentos de mesma importância que os citados aqui, tais como o de criação, que é onde o processo criativo acontece, o de produção, que é o responsável pela elaboração e entrega dos projetos aos clientes, entre outros.

Equipamentos

Quanto aos equipamentos necessários numa agência de conteúdo, alguns dos essenciais são:

– Computadores com boa configuração e também uma boa placa de vídeo, já que você poderá trabalhar com manipulação de imagens e vídeos;

– Impressoras;

– Ferramenta de gerenciamento de conteúdo;

– Softwares de edição de imagens e vídeos e também ferramentas de SEO e de automação de processos, já que uma agência precisa de otimização.

Matéria Prima/Mercadoria

No caso da matéria-prima, para montar uma agência de conteúdo você precisará de:

– Material de escritório e computadores com uma ótima configuração para suportar o uso com softwares pesados e com programas de edição gráfica;

– Acesso à internet de alta velocidade;

– Outro tipo de material extremamente fundamental para uma agência de produção de conteúdo são os programas que serão utilizados, tais como ferramentas que ajudem na elaboração de pauta de conteúdo e palavras-chave como SEMRush, ferramentas de edição como DreamWeaver e Corel Draw, PhotoShop, entre outras.

Equipe

Uma agência de produção de conteúdo não funciona sem uma equipe. E nesse equipe é imprescindível que você tenha um pessoal qualificado em criação de conteúdo para os mais diferentes tipos de mídias. É importante ter profissionais especializados em produção de conteúdo para blog, redes sociais e também para vídeos.

E um profissional responsável pela análise de qualidade dos conteúdos produzidos, assim o padrão será sempre mantido. Uma agência de conteúdo pode precisar também de alguns profissionais especializados em design para elaborar materiais como infográficos e artes para redes sociais, por exemplo, para divulgar sua marca.

Assim como, também é importante ter um analista de conteúdo e também alguém responsável pela parte de administração, o financeiro e os recursos humanos. Afinal de contas uma agência de conteúdo é uma empresa como qualquer outra e requer organização. Um conselho importante é que a quantidade de pessoas que sua agência de conteúdo precisará vai depender da quantidade de clientes que pretende atender. Por exemplo: se a sua agência atende empresas de pequeno porte e com uma demanda média, então ter entre 6 a 10 profissionais trabalhando na parte de produção de conteúdo é o ideal. E, conforme a demanda for aumentando, você pode contratar mais pessoas depois.

É de extrema importância que hajam profissionais suficiente para dar conta do recado. Jamais sobrecarregue seu pessoal, pois isso poderá prejudicar a qualidade e também afetar a produtividade dos profissionais.

Por fim, na hora de escolher seus funcionários, opte por um pessoal especializado, mas que também saiba um pouco de tudo, por exemplo: um profissional especialista em produção de conteúdo que saiba algo sobre SEO e tenha domínio do inglês.

Organização do Processo Produtivo

Processo produtivo diz respeito as etapas necessárias para a elaboração de um produto.

E, no caso de uma agência de conteúdo, ele compreende as etapas necessárias para a elaboração dos serviços disponibilizados nesse tipo de negócio.

Ao montar uma agência de conteúdo, o processo produtivo trata-se de um conjunto de etapas bastante simples.

Na realidade, tudo se inicia com o contato inicial com o cliente a fim de elaborar um briefing.

O cliente pode vir até o local ou pode ser marcada uma reunião via Skype, por exemplo. Em seguida, depois que obtém-se o briefing, esse material é passado para o setor de criação. Eles são responsáveis pela elaboração dos materiais que serão utilizados no projeto: artigos, conteúdos para redes sociais, textos para vídeos, etc.

No entanto, antes de se dar início ao projeto propriamente dito, é realizado um escopo para ser apresentado ao cliente e ver se está de acordo com as necessidades dele e do que foi acordado inicialmente. Se a resposta for positiva, então dá-se início a elaboração do projeto, prezando pelo prazo de entrega e qualidade, conforme as expectativas do cliente.

Não importa se o projeto é pequeno ou grande, mas todas as etapas do processo produtivo precisam ser cumpridas a fim de realizar um trabalho de qualidade e que supere as expectativas do cliente.  

Canais de Distribuição

Como se trata de uma empresa que atua online, o principal canal de distribuição é na internet. Você pode criar um site e realizar a divulgação dos serviços através dele, assim seu cliente ou futuro cliente pode conhecer tudo o que sua empresa oferece. Esse funcionará como um portfólio para sua empresa.

Investimento

Geralmente, o investimento para abrir uma agência de conteúdo costuma ser relativamente baixo. Isso porque você não precisa se preocupar com espaço, já que é comum que esse tipo de empresa não receba clientes pessoalmente. O investimento para montar uma empresa desse tipo gira em torno de gastos com pagamentos de funcionários e aquisição de ferramentas, as quais costumam ter um valor um tanto quanto elevado.

Tais como ferramentas de análise de SEO, ferramenta de análise de originalidade, ferramentas de automação para redes sociais, entre outras.

O valor costuma variar, mas há uma média de R$ 25 mil para montar uma agência de conteúdo. Se somados gastos fixos e variáveis, tais como água, luz, energia elétrica, custos com assinaturas de softwares, funcionários, etc.

Capital de Giro

Todo e qualquer negócio, especialmente nos primeiros meses de existência, precisa possui capital de giro.

Isso é importante na hora de abrir uma agencia de conteúdo, porque nesse começo nem todas as empresas conseguem se manter e é aqui que o capital de gira entra para manter a empresa funcionando ao cobrir os custos necessários. O capital de giro é um valor que existe para cobrir os custos da sua empresa nos momentos de falta.

Ou seja, é como uma reserva que te ajudará nos momentos de oscilações de caixa. É importante saber que o capital de giro é uma quantia que pode estar em suas mãos ou também numa conta bancária.

E o valor não é qualquer um, mas deve ser o suficiente para arcar com as despesas do mês até entre dinheiro em caixa novamente.

Custos

É importante não confundir o que são custos.

Eles nada mais são do que os valores fixos da sua agência de conteúdo este fator deve estar bem definido na hora que você for abrir sua empresa, separando corretamente seus custos e despesas.

E esses custos precisam ser somados aos valores dos serviços para que você, além do lucro, ainda consiga arcar com esses valores sem sua empresa perder dinheiro.

Alguns dos custos essenciais para o funcionamento da sua agência são os custos com energia elétrica, internet, telefone, impostos, custos com produtos de limpeza, custos com material para escritório, entre outros. E, como explicamos, esses custos devem ser calculados junto ao valor dos serviços.

Somente assim você conseguirá valorizar o trabalho realizado na sua agência e fará com que haja lucro. Outra coisa que é importante aqui é que a sua empresa faça a gestão e o controle de custos. E isso pode, até mesmo, servir como vantagem competitiva diante do cenários econômico atual, pois fazer esse acompanhamento ajuda seu negócio a estar preparado diante das oscilações.

Informações e Exigências Fiscais e Tributárias Específicas

Uma boa noticia para quem vai abrir uma agência de conteúdo, é que pode se enquadrar no regime de tributação Simples Nacional, conseguindo um beneficio na hora de pagar os tributos conseguindo para o seu CNPJ uma forma simplificada de tributação. Esse regime é destinado as empresas de pequeno porte e também as microempresas.

E o empresário realiza o pagamentos de diversos tipos de tributos com apenas uma única guia chamada de DAS. Porém, mesmo que seja um negócio online, ainda assim será imprescindível contar com o apoio de um contador.

Pois, além dele tratar de assuntos como impostos e contribuições, ele ajudará na abertura da empresa e na elaboração dos atos constitutivos. Mesmo sendo uma empresa que funcione 100% online, ainda se fazem necessários registros como:

– Registro na Prefeitura Municipal;

– Realização do registro na Junta Comercial;

–  INSS; – Secretaria da Fazenda;

– Registro na Prefeitura para obtenção do alvará de funcionamento;

– Entre outros tipos de registros e autorizações. Para todos esses casos citados acima, o contador auxiliará no preenchimento dos devidos documentos necessários para a abertura e funcionamento do negócio dentro da lei.

Ele ajudará também nas questões fiscais como o recolhimento de impostos, por exemplo. Ainda é importante que se escolha um nome para a empresa e que seja feita uma busca na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica a fim de saber se o mesmo já se encontra em uso.

Sobre a começo certo

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