Blog Como abrir uma empresa de construção civil 27 março 2020

Conheça aqui todas as etapas necessárias para abrir uma empresa de construção civil.

Nesse artigo nós reunimos as informações  em um passo a passo com o que você precisa saber para empreender, e abrir sua construtora, o qual tem se mostrado muito lucrativo.

Existem uma serie de fatores que você tem que levar em conta na hora de começar uma empresa, nesse “passo a passo” vamos ver os principais tópicos para sua operação, para ter uma empresa bem estruturada recomendo que leia nosso guia completo sobre como abrir uma empresa

Conhecendo sobre o mercado

No ano passado a economia brasileira deu seus primeiros passos rumo a recuperação.

De acordo com a Associação das Indústrias de Material de Construção (Abramat), foi estimado um aumento nas vendas de cerca de 1,5% no setor da construção civil. Todo mundo precisa reformar ou construir, sejam empresas ou imóveis residenciais. Por isso que abrir uma empresa de construção civil é uma ótima opção, já que o segmento possui elevada demanda. No entanto, os serviços informais predominam.

Porém, em sua maioria, esses serviços são realizados por profissionais sem capacitação profissional. E é aqui que você pode se sobressair ao oferecer serviços de qualidade.

E ao empreender nesse mercado você ainda pode escolher uma especialidade como, por exemplo, o ramo residencial ou comercial. Ou mesmo atender a esses e outros públicos.

Localização

A localização é um fator de suma importância na hora de montar uma empresa de construção civil.

Tanto para que os clientes tenham um fácil acesso quanto para que estejam mais próximos de onde a demanda é maior. Mas isso não é uma regra. Isso porque os serviços de uma construtora serão realizados na empresa ou residência no cliente, logo, não é necessário que você escolha a localização da sua empresa tendo esse como critério.

Por tanto, na hora de escolher o local para instalar sua empresa de construção civil tenha como critério o valor do aluguel, se o local é de fácil acesso para os clientes e também seus funcionários e se permite um melhor deslocamento da sua equipe até a residência de seus clientes.

A princípio, pense em alugar um espaço ao invés de já comprar. Já que pode ser que o negócio não dê certo e, se isso acontecer, você terá prejuízos ao investir na compra de um imóvel assim logo de cara. Outro ponto de extrema importância na hora de escolher o local onde vai abrir sua empresa de construção civil é analisar a situação do imóvel antes de assinar o contrato de locação.

Estrutura

Como os serviços serão realizados no imóvel do cliente, a estrutura de uma empresa de construção deve ser básica, contendo apenas o que é realmente necessário.

Por exemplo:

– Um local para receber os clientes que vão até o seu estabelecimento ou por telefone, e-mail ou WhatsApp e fazer o registro do pedido, entre outros. Ou seja, o local onde será prestado o atendimento inicial ao cliente e passada todas as informações que ele precisa.

É importante que esse espaço seja confortável para os clientes e que contenha água, café, acesso à internet, etc;

– Um espaço para guardar equipamentos, ferramentas e os materiais que serão utilizados na realização dos serviços; – Reserve também um espaço para a administração da empresa, onde serão tratados assuntos referentes a fornecedores, fechamento de caixa, pagamentos de contas, entre outras atividades financeiras e referentes ao crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Equipamentos

Além dos equipamentos necessários para a realização dos serviços como colher de pedreiro, desempenadeiras, régua, baldes, furadeira de impacto, cavadeiras, espátulas, prumo, linha, pás, cortadora de vidro, broxas, sutas, pistola para pintura, serra mármore, escada de alumínio articulada, lixadeira orbital, carrinhos de mão, misturador portátil, luvas, botas, máscaras respiratórias, capacetes, óculos e protetores auricular, entre outros, você vai precisar também de equipamentos e acessórios como:

– Computadores;

– Impressora;

– Telefone;

– Acesso à internet;

– Alarmes;

– Móveis para escritório como mesas, cadeiras e armários;

– Veículo para o transporte dos profissionais até o local do serviço;

– Entre outros. O valor que você gastará somente com os equipamentos (fora o veículo) varia de acordo com a região. Mas você deve gastar algo em torno de R$ 20 a R$ 30 mil.

Matéria Prima/Mercadoria

Ao montar uma empresa de construção civil é preciso ter em mente que essa tipo de empresa fornece soluções e não produtos. Ou seja, ela não atuará com a venda de material, mas sim com reformas, edificações, instalações elétricas, etc. É importante manter um estoque que atenda a demanda, mas também que evitem-se desperdícios.

Outro fator a ser levado em conta é fazer o cálculo da quantidade necessária de material tendo em vista que os pedidos não chegarão no mesmo dia. Por tanto, é importante que considere o números de dias que leva para os produtos chegarem na empresa.

Com isso evitam-se atrasos na obra.

Quanto aos produtos que você precisará, isso vai depender dos serviços oferecidos por sua empresa. Por exemplo: se oferecer serviços de instalação hidráulica, então será necessário adquirir itens como canos, adaptadores, joelhos, junções, anéis, buchas, base de registro, caixa de ralo, caixa de gordura, vasos, entre outras.

Já se for oferecer serviço de instalações elétricas você precisará de materiais como tomadas, fios, interruptores, entre outros. Outros materiais que você precisará, a depender dos serviços oferecidos, são cerâmica, tijolos, cimento, cal, areia, brita, tinta, gesso, etc.

Equipe

Os profissionais necessários para montar uma empresa de construção civil vão variar conforme o porte da empresa.

Por exemplo, uma pequena empresa de construção e reforma poderá contar com 2 ou 3 profissionais especializados em construção civil, instalações elétricas (tudo dependerá da sua demanda por especialidades), um recepcionista, um ou dois responsáveis pelos serviços gerais e um secretário.

Você precisará também de um responsável técnico, mas esse pode ser terceirizado, uma vez que será necessário apenas durante a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

*Claro que isso depende do tamanho da construtora que você quer abrir.

Organização do Processo Produtivo

O processo produtivo consiste nas etapas necessárias para a criação de um produto ou de um serviço.

Vamos explorar um pouco mais essa dinâmica de passo a passo e ver um exemplo de processo a ser seguindo por você que quer começar sua construtora. E para o caso de uma empresa de construção civil, entre os principais e essenciais processos envolvidos na realização do serviço temos:

 

– A etapa inicial, que é o atendimento ao cliente, que pode ocorrer na empresa ou no imóvel do cliente, por telefone, WhatsApp ou através de contato pelo site, por exemplo;

– A segunda etapa é a visita ao local onde será realizado o serviço. Essa visita tem o propósito de ajudar o profissional a conhecer o local e também a captar informações do cliente quanto as necessidades durante o procedimento, a apresentar as melhores soluções para o cliente;

– Depois da visita técnica, temos a fase de elaboração do orçamento. Essa etapa só pode ser realizada depois da anterior, pois é através da obtenção de informações durante a visita técnica que se pode então realizar o orçamento; – Existe ainda a etapa de planejamento que consiste na organização das atividades que serão exercidas conforme o tempo estabelecido, os profissionais envolvidos e materiais;

– Por fim, tem-se a etapa de execução do que fora planejado. Nessa etapa, além da realização dos serviços necessários, é importante também que os profissionais saibam orientar as pessoas que estejam presentes no local onde será realizada a obra, assim evitam-se momentos desagradáveis tanto para os clientes quanto para os profissionais.

O acompanhamento de todas as fases da realização do serviço é importante para garantir a qualidade e cumprir com os prazos.

Canais de Distribuição

O principal canal de distribuição de um empresa de construção civil é na própria empresa. No entanto, existem outros meios de fazer isso.

Também é possível que o cliente entre em contato com sua empresa e solicite uma visita até o local onde será realizada a obra. Logo, é de suma importância que tanto você quanto sua equipe estejam preparados para realizar essa visita, munidos das devidas ferramentas e experiência para tal.

Outro meio de também realizar essa distribuição seria usando a internet. Para isso você pode usar meios como redes sociais, WhatsApp ou também um site onde seu futuro cliente possa preencher com os dados para solicitar uma visita, orçamento, entre outros.

Inclusive, o uso da internet pode ajudar também na divulgação da sua marca. Onde você pode criar uma fanpage ou perfil para sua empresa e, com a permissão dos clientes, divulgar serviços realizados por sua empresa com fotos ou vídeos e até mesmo com o depoimento desses clientes.

Atualmente, a internet é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio e isso vale para você que quer abrir uma empresa de construção civil.

Investimento

O investimento é o valor total que você precisa para abir uma empresa de construção civil.

Esse valor é o que sustentará o negócio até que ele comece a dar lucros e sustentar a si mesmo com o que entra em caixa.

Na hora de calcular o valor necessário para investir no negócio, é importante levar em consideração itens como: aluguel de imóvel, aquisição de equipamentos, ferramentas e acessórios, pagamento de funcionários, reforma de imóvel, mobiliários, impostos, entre outros.

Existem também os investimentos em pesquisa de mercado, decoração do ambiente, despesas com projetos, honorários com profissionais, entre outros. Por isso é importante trazer todos esses valores quando for realizar o planejamento para abrir sua empresa de construção civil. Assim você evita surpresas desagradáveis ou mesmo que sua construtora feche as portas nos primeiros meses.

O investimento para montar uma empresa de construção civil varia de estado para estado. Mas a média que você deverá gastar para montar uma empresa desse tipo é algo entorno de R$ 50 mil a R$ 70 mil. Levando em conta custos com reforma, aquisição de materiais e equipamentos, entre outros.

Capital de Giro

O capital de giro é um valor que sustentará o começo da sua construtora nos meses inicias de atividade. Ou seja, ele é quem cobrirá os gastos gerados por sua empresa de construção civil, tão logo você faça a abertura dela, os gastos que você terá poderão ser: Pagamentos de salários, água, luz, aluguel, telefone e internet, honorários de contador, etc. E manterá sua empresa funcionando.

Esse valor deve ser suficiente para cobrir os custos que a sua construtora vai ter ter após abrir . Não importa qual o tipo de negócio, o capital de giro é algo essencial para sua empresa consiga se manter nos primeiros meses, já que nesse tempo nem todas as empresas conseguem se manter com os valores que entram.

O capital de giro é um valor que a empresa tem reservado e que é utilizado nos momentos de falta na sua empresa (quando há oscilações de caixa). E esse valor pode tanto estar disponível em espécie quanto guardado num banco.

Custos

Os custos dizem respeito aos gastos na produção de serviços e produtos. E esses custos devem, mais tarde, serem incorporados aos valores dos serviços prestados.

A dica é simples: para se ter melhores lucros, além de ter boas quantidades de vendas, poucos custos também se fazem necessários. E existem os custos fixos e os variáveis.

Tratando-se de custos fixos, alguns que sua empresa terá são custos com água, luz, telefone, internet, honorários dos funcionários, salários, comissões, seguros, transporte, tributos e contribuições, custos com produtos de limpeza, custos com contabilidade, combustível e manutenção do veículo, entre outros.

Informações e Exigências Fiscais e Tributárias Específicas

Quem pretende abrir uma empresa de construção civil pode optar pelo regime de tributação SIMPLES Nacional. Esse tipo de tributação é voltado para Empresas de Pequeno Porte (EPP) que não ultrapassem o valor anual de R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) e Microempresas (ME) que não ultrapassem o valor anual de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).

Quanto a legalização da empresa, o empresário deverá fazer a inscrição da mesma nos seguintes órgãos:

– Registro da Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica do seu estado.

É importante lembrar que antes disso você precisa que um contador elabore o Contrato Social para sua empresa (ou a Declaração de Empresário Individual);

Documentos necessários para abrir uma empresa de construção civil

A primeira coisa a se fazer no nosso passo a passo para legalizar uma empresa de construção civil, é registrar sua construtora na Juta Comercial. E para isso você precisará reunir alguns documentos.

Cabe dizer que é por meio desse registro inicial que sua empresa existirá de forma oficial. E é por meio desse registro que você conseguirá emitir seu CNPJ e realizar os demais processos de regularização do negócio. É importante também que você faça uma consulta prévia sobre o nome escolhido para o negócio, a fim de checar se ele já não esteja em uso por outra empresa.

Continuando a falar sobre os documentos para o registro na Juta Comercial…

É necessário reunir documentos dos sócios (cópia de RG, CPF, espelho do IRPF), documentação do imóvel onde será a sede de operações da empresa. Com esses documentos em mãos, então é possível registrar seu negócio na Juta Comercial.

Obtendo o registro, o próximo passo é fazer a solicitação do seu CNPJ na Receita Federal (o que pode ser feito pela internet). Caso existam sócios na empresa de prestação de serviços, é necessário também estar portando o Contrato Social (documento no qual constam as diretrizes estabelecidas para o funcionamento da sua empresa e o que cada sócio terá como responsabilidade).

 

Passo a passo para formalizar a abertura da sua construtora

– Fazer a inscrição da empresa na Secretaria da Receita Federal;

– Obter o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) junto ao corpo de bombeiros; – Inscrição na Secretaria Municipal da Fazenda; – Fazer a inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda;

– Obter o Alvará de Funcionamento junto a Prefeitura; – Também deverá fazer a matrícula da empresa no Cadastro Específico do INSS (CEI);

– Fazer a inscrição no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do estado onde funciona sua empresa de construção civil. É obrigatório para a empresa de construção civil fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da sua região. E precisam também possui um responsável técnico habilitado perante esse órgão para que possa se responsabilizar em nome da empresa pela obra realizada;

– Por fim, é imprescindível que a sua empresa conte com a ajuda de um contador. Tanto para abertura quanto para a manutenção da sua empresa.  

Sobre a começo certo

A Começo certo quer ajudar você a ter sucesso com seu com sua construtora,construtora, construtora.

Vamos ajudar na escolha do contador que vai te atender nessa jornada do empreendedorismo.

Contamos com contadores especialistas nós mais diversos seguimentos, basta você entrar em contato que ajudamos você a encontrar o contador que vai te ajudar.

Os contadores parceiros da Começo certo, são profissionais preocupados com seu próprio desenvolvimento e estão em constante atualização.