Blog Como abrir uma empresa de desenvolvimento de software 18 maio 2020

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, abrir uma empresa de desenvolvimento de software é uma ideia bastante lucrativa.

O Brasil tem movimentado bilhões todos os anos nesse setor. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) apresentados em 2019, esse mercado movimentou por volta de 47 bilhões de dólares apenas no ano de 2018. E o país se encontra em nono lugar no ranking de países que mais investem em TI (tecnologia da informação).

No entanto, apesar dos números atraentes e de todos os benefícios que abrir um negócio desse tipo traz. Muitas dúvidas surgem nessa hora.

O que é necessário para montar uma empresa desse tipo?

Como ficam os impostos? Preciso de um contador?

São essas e outras perguntas que esse artigo visa responder para te ajudar a abrir sua empresa de desenvolvimento de software.

Por onde devo começar?

O primeiro passo é fazer um planejamento. Por mais que o cenário seja favorável, é importante que você tenha no papel a sua ideia de negócio.

Com esses dados e informações, você consegue avaliar se o seu negócio é viável, tem informações sobre o seu público-alvo, obtém também informações sobre seus concorrentes, sabe quem são seus parceiros, tem informações também sobre fornecedores e muito mais.

Apesar de exigir um pouco de tempo para ser desenvolvido, com um plano de negócios pronto você consegue tem um guia com o qual pode contar para conseguir levar sua ideia adiante.

E se você contar com o apoio de um contador nessa fase, o plano de negócios pode também servir para te ajudar a definir qual o melhor regime tributário para sua empresa. Falaremos mais sobre isso ao longo desse artigo.

 

Mercado

Como já mencionado, o Brasil possui dados positivos quanto ao setor de desenvolvimento de softwares. E ainda dentro desse mercado é possível se especializar numa determina área:

  • Com o crescimento cada vez mais constante dos dispositivos móveis, é possível se especializar no desenvolvimento de aplicativos voltados para esse segmento;

  • É possível também atuar com nichos específicos, por exemplo: desenvolvimento de aplicativos móveis para restaurantes, desenvolvimento de apps móveis para clínicas médicas ou odontológicas, pet shops, etc.

É por isso que se faz necessário que o empreendedor pesquise sobre o mercado onde pretende atuar. Uma vez que os dados são relevantes para se saber em qual segmento seria mais interessante de se iniciar um negócio promissor.

De acordo com dados do Sebrae, o número de dispositivos móveis em 2014 superou o de desktops, sendo um total de 2 milhões de usuários possuindo dispositivos móveis.

Ainda, segundo outra pesquisa, feita em 2016, o Brasil conta com mais de 81 milhões de usuários de dispositivos móveis com acesso à internet.

Logo, quem pretende abrir uma empresa de desenvolvimento de software deve se atentar ao segmento móvel.

 

Quais são as exigências legais?

Se você pretende montar uma empresa e deseja um negócio legalizado, é importante contar com o auxílio de um contador. Ele te ajudará a definir qual o melhor regime de tributação e a reunir toda a documentação necessária.

Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional? Nesse caso, contador te ajudaria a definir qual o melhor.

No entanto, o Simples Nacional, como o próprio nome já o diz, é o regime de tributação mais simplificado, por conta disso muitas empresas, inclusive as de desenvolvimento de software, optam por ele.

A escolha certa do regime tributário implicará em menos impostos a serem pagos.

O contador também te ajuda a definir o tipo de sociedade da sua empresa: se Sociedade Limitada, EIRELI ou MEI (Microempreendedor Individual).

Se não pretende ter sócios, a EIRELI ou MEI seriam opções a se levar em conta. Já se pretende ter sócios, a Sociedade Limitada seria a escolha ideal.

Se a sua empresa não pretende ter um local físico para atender os clientes, mas fizer tudo através da internet, alguns procedimentos podem são se fazer necessários. No entanto, como isso varia de estado para estado, é importante conversar com um contador de confiança.

Já no caso de contar com um endereço físico que receba os clientes, alguns dos procedimentos legais necessários são:

  • Fazer a Inscrição Estadual e Inscrição Municipal;

  • Realizar o registro na Junta Comercial;

  • Realizar o cadastro na Previdência Social;

  • Solicitação de Alvará de Funcionamento junto a prefeitura da sua cidade ou da cidade onde pretende abrir a empresa;

  • Autorização para emissão de notas fiscais

  • Vistoria e Observância às Normas de Segurança.

Reitero que é importante conversar com um contador de confiança para saber exatamente quais documentos você precisará para abrir sua empresa.

Inclusive, com a ajuda desse profissional você poderá decidir o CNAEs da sua empresa e também o seu pró-labore.

Depois da abertura do negócio, feitos todos os trâmites fiscais, sua empresa deverá possuir uma rotina contábil. Ou seja, mês a mês deverão ser entregues ao contador as notas fiscais, extratos bancários e demais informações para a contabilização e o pagamento dos tributos e taxas devidos.

 

Estrutura

Para a empresa que atuará com desenvolvimento de software, há duas atividades a serem desenvolvidas: a primeira delas é o desenvolvimento dos aplicativos e softwares; a segunda atividade diz respeito a soluções de problemas dos usuários e o suporte necessário.

Nesse caso, há situações que exigem um trabalho individual e outras em que se faz necessário o trabalho em equipe.

Por isso que a estrutura da empresa precisar estar pronta para atender a essas duas situações. Ou seja, permitir que o trabalho individual seja desenvolvimento de maneira confortável e ter também espaços que permitam a interação entre profissionais.

Também é importante possuir uma sala para quando for preciso acontecer alguma reunião.

Um outro ponto, muitas das vezes recebendo pouca ou nenhuma atenção, é o bem estar dos funcionários. Como quem trabalha nessa área ficará por horas criando, reformulando e desenvolvendo programas e aplicativos, é importante que os móveis ofereçam conforto, a fim de evitar lesões que podem até mesmo atrapalhar o rendimento da sua equipe.

Outros requisitos como boa ventilação e iluminação adequada também são extremamente importantes para o bem estar e para melhorar a produtividade dos seus profissionais.

Sua empresa também precisa contar com uma recepção para atender os clientes.

No entanto, para se iniciar, você pode começar pequenos mesmo, pois, nesse caso, esse tipo de negócio exige baixo investimento em equipamentos, já que praticamente tudo é feito por meio de computadores, você não terá que se preocupar em investir num espaço amplo a princípio.

Conforme o negócio for crescendo, sua carteira de clientes ampliando, então sim será necessário contratar mais pessoal e, nisso, você terá que ampliar mais o espaço e adquirir mais equipamentos.

Equipamentos

Sobre os equipamentos necessários para abrir uma empresa de desenvolvimento de software, você precisará dos seguintes itens:

  • Computadores com uma configuração de hardware potente, conseguindo rodar programas e códigos de maneira fluida, ou seja, com a capacidade de rodar as ferramentas de forma hábil, sem travamentos. É importante também ter bons monitores de vídeo. Também se faz necessário a aquisição de acessórios para o uso nessas máquinas, tais como mouses, mouse pads, headphones, caixinhas de som e teclados;

  • Como será necessário ter um escritório para tratar de negociações, finanças, etc, também é importante contar com um ou dois computadores nessa área, no entanto, esse não precisa ser tão potente e veloz como os que serão utilizados pelos profissionais de desenvolvimento de software;

  • Também precisará fazer a aquisição de servidores para realizar backups de segurança, armazenar arquivos, etc;

  • Ainda, é de suma importância contar com um pacote de internet veloz;

  • Demais periféricos como impressoras, impressoras 3D são essenciais para o dia a dia da empresa;

  • Já tratando dos mobiliários, você precisará investir em cadeiras de escritório confortáveis, uma vez que os funcionários passarão horas sentados ali, e em mesas também que contribuam para o conforto e boa postura, evitando problemas como doenças ocupacionais.

Matéria Prima/Mercadoria

Como se trata de um negócio que funciona digitalmente, não há matéria prima necessária para abrir uma empresa de desenvolvimento de software.

Você não precisa adquirir algum produto para conseguir criar um programa para comutador ou aplicativo para celular.

O que podemos chamar de “matéria prima” nesse caso seriam os servidores que precisariam ser adquiridos para fazer a hospedagem dos arquivos necessários para rodar tais programas, por exemplo.

Sem mencionar também as ferramentas que você precisará para realizar o desenvolvimento dos softwares, tais como ferramentas de integração, frameworks, ferramenta de design, ferramentas de banco de dados, ferramentas para comunicação do timo de desenvolvimento, etc.

Vale lembrar aqui que existem as ferramentas gratuitas, as pagas e as Open Source. Cabendo analisar o seu caso e ver quais atenderiam melhor um determinando tipo de projeto.

 

Organização do Processo Produtivo

O processo produtivo trata-se de um conjunto de atividades ordenadas com o objetivo de se criar um produto (aplicativo, programa, etc).

Dentre as etapas que fazem parte do processo produtivo desse tipo de empresa, temos:

– Especificações quanto ao produto:

objetiva analisar os requisitos do cliente quanto ao software ou aplicativo a ser desenvolvido. Em outras palavras, essa etapa é onde é desenvolvido o briefing que será o guia para a criação do aplicativo ou programa. É necessário que as especificações sejam bem detalhadas antes do desenvolvimento da aplicação;

Arquitetura de software:

definição dos componentes que farão parte do software e também como ele se relacionará com outros programas e ferramentas. É a parte de representar o sistema de maneira abstrata;

Codificação:

é a etapa onde um programa é representado através de um código que faça com que um sistema o compreenda e aceite. Essa é parte onde o produto começa a ser desenvolvido, a ser implementado;

Testes:

Após a implementação do programa, faz-se necessária a realização de testes, ainda mais quando esse software está sendo desenvolvido por dois ou mais profissionais. Nessa fase será possível fazer a identificação e correção de erros, como o programa se comporta, etc;

Documentação:

Que contribuirá mais tarde para o caso de realizar manutenções e melhorias;

Treinamento:

Uma outra etapa fundamental é a parte de treinamento para a equipe quanto ao uso do software. Afinal de contas, de que valerá gastar horas e mais horas, dias e mais dias na criação do software se a equipe não conseguirá usar tal programa? É importante esse treinamento, assim poderá ser obtida a opinião de mais pessoas e até mesmo ser encontradas possíveis falhas no sistema, por exemplo;

Manutenção:

Como etapa final do processo produto (claro que esse pode variar, sendo que há negócios desse tipo que possuem até mais etapas), temos a fase de manutenção. Nessa fase a equipe terá de lidar com problemas que possuam surgir após o software estar concluído, adicionar novas funcionalidades, etc.

 

Existem também algumas ferramentas, abordagens e métodos utilizados a fim de tornar o processo produtivo de uma empresa de desenvolvimento de software mais eficiente.

Um deles é a abordagem chamada de “Design thinking”, que tem como objetivo buscar a solução de problemas de maneira conjunta. Nela, não apenas o cliente mas também todos os interessados são tratados como personagens centrais no desenvolvimento de um produto.

Essa abordagem visa solucionar problemas de maneira clara e objetiva, sendo focado em objetivos futuros. Ela se faz bastante eficaz porque, atualmente, as necessidades dos clientes tem mudado dia após dia.

Capital de Giro

Especialmente durante os primeiros meses de vida do seu negócio, o capital de giro é algo fundamental. E digo isso porque nem sempre os valores que entram na empresa nesse período conseguirão cobrir os custos e despesas.

O capital de giro trata-se de uma quantia em dinheiro que funciona como a reserva de emergia do seu negócio. Logo, naqueles momentos de falta (oscilações de caixa) essa quantia poderá garantir que sua empresa não fique na mão.

E esse valor pode tanto se encontrar disponível em espécie quanto estar guardado na conta bancária da empresa. É necessário que a quantia disponível consiga suprir os custos e despesas de ao menos 2 ou 3 meses do seu negócio.

Para conseguir o valor do capital de giro você pode anotar as vendas feitas a crédito, os valores de custos fixos e de aquisição de mercadoria do seu negócio.

Custos e investimento

Os custos para abrir uma empresa de desenvolvimento de software não são elevados. Isso porque você não tem que se preocupar com estrutura (já que é possível até mesmo montar uma empresa que opere 100% online) e não precisará contratar funcionários como recepcionistas ou secretárias, por exemplo.

Sem contar que ao abrir uma empresa online você ainda poderá ter uma carteira de clientes muito maior.

Falando mais especificamente sobre os custos, uma empresa desse tipo terá gastos com: água, luz, internet, ações de marketing, criação e hospedagem de sites.

Sem contar também que será necessário investir em ferramentas que otimizem o processo de trabalho, hospedagem para clientes (especialmente hospedagens para revenda, por exemplo), frameworks (como já citado), ferramentas de design, ferramenta de desenvolvimento de software, entre outras.

Canais de Distribuição

Os canais de distribuição, falando a grosso modo, são os locais onde esses aplicativos e programas serão distribuídos.

No caso de softwares para dispositivos móveis, eles serão enviados para as respectivas lojas de cada sistemas. Por exemplo: a Google Play (no caso do Android) e Apple Store (no caso do IOS). Geralmente, a loja já vem instalada juntamente com o sistema operacional do dispositivo móvel.

E como cada uma delas possui um processo diferente para fazer a distribuição do aplicativo, é importante analisar cada um. Se faz importante também contar com uma estratégia de desenvolvimento para o caso do aplicativo ser disponibilizado para ambas as plataformas ou apenas uma delas.

Vale mencionar que quando um aplicativo é desenvolvido com foco em apenas um sistema, então ele tem um melhor desempenho. Mas um “porém” é que o código deveria ser reescrito para cada um dos sistemas. Mas os desenvolvidos para vários sistemas acaba perdendo em desempenho, mas ganha em agilidade para disponibilizá-lo para os usuários.

Já quando o produto for desenvolvido para instalação em computadores então ele pode ser disponibilizado para download no site da própria empresa (cliente que contratou o serviço) ou mesmo em sites especializados na comercialização desse tipo de produto.