Blog Como abrir uma empresa de infoprodutos 28 abril 2020

Pensa em abrir uma empresa de infoprodutos, mas não sabe como fazer para legalizar esta receita?

Ou, ainda, fez cursos de venda de produtos digitais e agora está com todo “gás” para pôr suas ideias em prática e deseja futuramente abrir uma empresa de infoprodutos? Então neste artigo vou te mostrar ponto a ponto o que você precisa saber para legalizar sua empresa de infoprodutos.

Entendo que os negócios de infoprodutos tem um crescimento exponencial e com muita chance de ser prospero e duradouro.

Então quero ajudar você a pagar o menor imposto possível.

Você sabia que se deixar esse dinheiro entrando na sua conta corrente a receita federal pode tributar você em até 27,5% sobre tudo que você vendeu? Existem formas mais econômicas (no sentido de impostos) de reconhecer esta entrada de recursos.

Então……

Para quem ainda não está familiarizado com o mercado de infoprodutos, vou dar uma breve explicação, afinal existem cursos no mercado que são muito detalhados.

O que são produtos digitais?

Os produtores digitais, também conhecidos como infoprodutores, são pessoas que trabalham com a criação e a comercialização de produtos digitais.

De modo geral, o termo de infoproduto vem sendo utilizado largamente para aquelas pessoas que produzem cursos EAD, onde buscam ensinar aquilo que se tem expertise.

Só que infoprodutos também compreende um plugin, um tema para site, entre outros. Por isso que o termo “produto digital” é melhor para definir esse caso.

Um dos primeiros infoprodutos foram os e-books (PDFs), no entanto hoje em dia já temos os produtos digitais em vídeos, áudio, entre outros.Sendo eu os vídeos oferecem mais valor aos clientes, pois muitos preferem assistir sobre um conteúdo do que ler sobre.

Mas como é possível ter mais de um produto digital, é possível ter um livro digital e um vídeo para oferecer aos seus clientes. E esse negócio gera dinheiro sempre que alguém adquire um de seus produtos digitais. Podendo a transação ser realizada por meio de plataformas de terceiros ou mesmo através de sua própria loja virtual ou site.

O mercado de produtos digitais (infoprodutos)

O mercado de infoprodutos tem crescido surpreendentemente nos últimos anos. Segundo a empresa de pesquisa de mercado, Zion Market Research, há uma estimativa de que até 2021 o mercado de transformação digital tenha um faturamento de US$ 431,71 bilhões.

Com isso, vemos que a compra de produtos digitais (quais os produtores costumam chamar de “soluções digitais”) está cada vez mais em ascensão, sendo essas soluções mais e mais presentes na vida do consumidor moderno.

Para se ter uma ideia, tanto no Brasil como em todo o mundo ele é o setor que mais cresce. E se mostra firme mesmo em meio a momentos de crise econômica. E desde que surgiram as plataformas de compra e venda de produtos digitas, muitos tem se beneficiado ao montar seu próprio negócio pela internet. Já que, ao contrário de um negócio físico, montar um negócio desse tipo exige bem menos investimento.

O perfil do consumidor mudou e muitos empresários e empreendedores estão atentos para isso. Tendo visto o potencial que a internet oferece para quem deseja montar um negócio. Nisso, muitos infoprodutores tem surgido, pessoas com conhecimento a transmitir ou até mesmo pessoas que simplesmente tem pesquisado a fundo sobre um determinado assunto e desenvolvem produtos com base nesse conhecimento adquirido.

Seja através de e-books, vídeo aulas, webinars, entre outros, os infoprodutos atrairão as pessoas que buscam solucionar um problema ou mesmo aperfeiçoar uma habilidade. Mas desenvolver um produto é apenas um dos passos para consegui ganhar dinheiro com produtos digitais.

Você ainda precisará escolher as plataformas onde fará as vendas, os meios de pagamentos e demais ferramentas para promoção e venda desses produtos. E, ainda, para quem pretende abrir uma empresa de infoprodutos, é importante ter uma boa gestão financeira para que o negócio gere lucro e consiga se manter E falaremos sobre isso a seguir.

Motivos para fazer uma gestão financeira

De acordo com o relatório do SEBRAE publicado em 2016, 23,4% das empresas fecham as portas antes de completar 2 anos. Para elucidar estes números, posso dar como exemplo que, pelo menos uma a cada quadro empresas fecha suas portas antes de completar 2 anos.

O Relatório ainda identifica que este é um resultado positivo quando comparados aos relatórios anteriores, com uma redução na mortalidade das empresas de 45,8%.

Os motivos que levaram estas empresas a falência são diversos, porém algumas informações trazidas são preocupantes. Das empresas que fecharam, há uma proporção significativa de empresários que estavam desempregados, e então resolveram empreender.

O que leva a uma serie de problemas que influencia para a falência das empresas.

  • Falta de conhecimento do negócio.
  • Pouca experiência no ramo
  • Abriu empresa só por exigência de clientes.
  • Não possuía controle financeiro.
  • Não tinha conhecimento sobre gestão de empresas.

O relatório de causa morti apresentado pelo SEBRAE ainda traz informações mais alarmantes:

– 61% dos empreendedores não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio;

– 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (p. ex.: férias);

– 50% não definiram estratégia para evitar desperdícios;

– 50% não determinaram o valor do lucro pretendido

– 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido

– 24% não identificaram tarefas e os responsáveis por realizá-las (vou falar mais sobre isso no tópico de como a gestão empresarial pode ajudar sua empresa).

Todos estes pontos podem ser resolvidos se você investe em você mesmo e nas suas ideias.

Estes percentuais que eu elenquei a cima não eram apenas para entreter você, mas sim para trazer para você a importância da gestão financeira. Que você deve fazer com frequência para manter teu negócio nos trilhos certos.

A importância da gestão financeira para produtores digitais

Como te disse no tópico anterior (não eu, mas o SEBRAE), a falta de gestão é um dos problemas que levam muitas empresas a fecharem as portas (sem contar a falta de planejamento). E o mesmo vale para os produtores digitais.

Não são raros os casos de empreendedores que ganharam “rios” de dinheiro com seu negócio online e, por falta de uma boa gestão financeira, viram seu negócio ruir.

Por meio da gestão é possível, além de fazer um controle das finanças do seu negócio, também é possível saber se existe um resultado financeiro satisfatório com seu negócio de venda de infoprodutos. Afinal de contas, viver contando com a sorte é uma péssima ideia. E se você hoje não sabe como anda seu fluxo de caixa, isso pode ser altamente ariscado para a o seu negócio.

Uma vez que dificulta o acompanhamento e o progresso dele. Por isso que o fluxo de caixa é uma das ferramentas essenciais para um infoprodutor.

Como a gestão empresarial pode ajudar sua empresa

Te mostrei um pouco da importância da gestão financeira, mas nem tudo se ressume ao financeiro da empresa, algumas estratégias precisam ser traçadas para garantir um melhor resultado. Mas quero te mostrar como posso te ajudar a vencer estes problemas que apresentei (lembrando que foram retirados do relatório do SEBRAE).

  • 61% dos empreendedores não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio.

Se você está lendo o artigo já é um bom começo, sinal que você já está pesquisando sobre o mercado que pretende atuar, mas este é só um passo.

Ao contratar uma consultoria, seja para fazer o plano de negócios ou apenas para te ajudar com a abertura da empresa, você já passa a ter uma visão de longo prazo da tua empresa, te ajudando a entender quais os pontos falhos que você precisara focar suas energias.

  • 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (p. ex.: férias)
  • 24% não identificaram tarefas e os responsáveis por realizá-las

Esta é uma parte fundamental, afinal todos tem direito a férias, inclusive você. Quando eu converso, com meus clientes sobre a importância dos controles internos (outro assunto) sempre ressalto este ponto.

A empresa não pode parar só porque você parou, deve-se pensar sempre em mecanismos que garantam a autonomia da tua empresa

  • 50% não definiram estratégia para evitar desperdícios

Nesta parte já entra um pouco do seu planejamento financeiro, ou seja, garantir que os custos estão adequados a sua demanda, evitando que tenha desperdício, seja na contratação de mão de obra ou de compra de insumos.

  • 50% não determinaram o valor do lucro pretendido
  • 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido

Quando você não determina o quanto de lucro espera ter, toda a tua gestão financeira vai “pelo ralo”, pois você perde alguns indicadores básicos para a gestão da empresa como por exemplo:

1.Quanto devo vender?

2.Quanto posso investir em novos produtos?

3.Quanto posso investir em contratação de terceiros?

4.Quantos funcionários posso ter?

Estas são algumas indagações para que você possa entender a importância de saber o lucro que se espera ter com um negócio. E esta medida pode ser mensal, trimestral, semestral. Você precisa terminar isso e revisar sempre.

O que você precisa saber para abrir uma empresa de infoprodutos?

Lembra que mencionei antes?

61% dos empreendedores não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio.”

Então o que você precisa saber para abrir uma empresa de infoprodutos? Do mesmo que abrir uma empresa física (exceto pelo fato de não precisar de espaço físico e nem de tantos investimentos).

Abrir uma empresa de infoprodutos exigirá que você realize o que é proposto a seguir.

Desenvolva um ou mais produtos digitais para comercializar

Aqui você pode (e deve) fazer uma pesquisa para saber se o produto que deseja comercializar terá vendas (se há demanda por esse tipo de produtor de informação).

Em seguida, terá que fazer uso de ferramentas para o desenvolvimento desse produto, seja ele em vídeo aulas, PDF, podcast, webinar, plataforma de membros, entre outros.

O custo para produzir um produto digital é relativamente baixo. E o melhor de tudo é que você não precisa gastar para poder duplicar esses produtos, ao contrário de vender produtos físicos, o que exigiria mais custos para produzir mais peças.

Por exemplo: se você for vender livros digitais (pdf) basta apenas criar cópias e enviar para seus clientes, com CUSTO ZERO para isso. O mesmo vale para os vídeos, os quais ficará numa plataforma e seus clientes acessarão quando quiserem.

Escolha as ferramentas e plataformas com as quais trabalhará

Para comercializar o seu infoproduto, você precisará de uma plataforma para isso, tal como Hotmart, Eduzz ou Monetize, que são seguras e facilitam a transação e entrega do produto ao cliente.

Fora que precisará também de ferramentas para trabalhar o marketing digital do seu produto (ferramentas de e-mail marketing, ferramentas de automação, análise, entre outros).

Legalize seu negócio

Para ter um negócio dentro da lei, você precisará fazer a abertura de empresa.

Aqui é importante contar com o apoio de um contador para saber em qual regime sua empresa se enquadrará, quais os documentos necessários, entre outros. Se você pretende legalizar seu negócio online, o processo é o mesmo de quem pretende começar algo do zero.

Quem deseja legalizar seu negócio, e projeta que o faturamento não ultrapassará os R$ 81 mil por ano, poderá optar pelo MEI, que é uma modalidade para quem possui um negócio digital e deseja legaliza-lo ou mesmo para quem deseja abrir uma empresa de infoprodutos.

No entanto, como “o céu é o limite” para os produtores digitais, é possível expandir seu negócio e faturar mais do que isso por ano. Já que, ao contrário de expandir um negócio físico (que exigiria comprar ou alugar novos espaços, aumento das contas de água, luz, telefone e internet e também contratação de mais funcionários), ampliar um negócio digital exige apenas que você desenvolva mais produtos ou que invista mais em marketing e promoções para os produtos atuais ou, ainda, que ofereça uma extensão de algum produto, por exemplo.

Geralmente, não é necessário um alvará de funcionamento para o caso de negócios digitais, tendo em vista que você mão terá um local físico para operar (tudo acontecerá através da internet).  

Contabilidade alinhada ao seu perfil de negócio

Uma empresa de infoprodutores segue quase as mesmas regras de qualquer outra empresa, exceto pelo fato de eliminar algumas questões referentes a espaço físico.

No entanto, a assessoria contábil precisar estar organizada e alinhada com o seu perfil de negócio. E entre essas questões estão separar as contas pessoais das contas da empresariais, fazer o controle de gastos e lucros, realizar o recolhimento adequado dos tributos, entre outros.

Com isso, a contabilidade ajuda a manter sua empresa funcionando adequadamente e também a favorecer o crescimento do negócio. E por meio das ferramentas digitais a contabilidade pode se tornar ainda mais simples para o empreendedor.

Desse modo, há um relacionamento mais estreito e colaborativo entre você e o contador. Ou seja, caso você precise emitir ou relatório ou acessar uma solicitação, por exemplo, isso será muito mais fácil com a contabilidade digital. É por isso que, ao contratar um serviço de contabilidade digital, foque numa empresa que possua expertise, pois fornecerá ao seu negócio um auxílio mais próximo, que focará no crescimento acelerado da sua empresa de infoprodutos.

A contabilidade deve ser vista como uma das ferramentas essenciais para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. É por isso mesmo que é necessário contar com o apoio de profissionais qualificados, pois serão grandes aliados para alcançar os objetivos do seu negócio, fornecendo dados e informações importante para a tomada de decisões que estimulem o crescimento sustentável.

Separando custos de despesas

Vamos conhecer a história de um infoprodutor chamado de João.

O João decidiu criar uma empresa de infoprodutos e, todo empolgado, abriu o negócio e fez tudo conforme descrito no nosso tópico de “O que você precisa saber para abrir uma empresa de infoprodutos?”.

Pouco tempo depois ele viu as vendas acontecerem dia após dia. E a felicidade tomou conta dele. Até…na hora de fechar as contas, ele viu que a empresa não estava dando lucros… “mas como assim?!” O João não conseguiu entender como isso era possível.

Afinal de contas as vendas estão ótimas. Mas o que ele não fazia ideia era que estava gastando mais do que estava ganhando. Logo, o dinheiro mal entrava e ele já era comprometido.

Foi então que ele percebeu que não estava dando importância a um fator crucial: identificar seus custos e despesas. Ou seja, as vendas estavam indo muito bem, o problema mesmo era que ele não estava sabendo como administrar o dinheiro que entrava.

O João representa os diversos empreendedores brasileiros que se encontram na mesma situação. Mas lógico que não é o fim.

Para começarmos a tratar desse problema, antes precisamos entender o que são custos e o que são despesas.

Custos: custos são os gastos que a empresa de infoprodutos tem com o produto final, tanto referente a aquisição quanto a produção do mesmo. No caso de produtos digitais, os custos são relativamente baixos e podem compreender gastos com contratação de um freelancer ou agência para criar seu livro digital, por exemplo.

Despesas: já despesas dizem respeito aos gastos necessários para manter a empresa funcionando. E esses gastos englobam telefone, água, luz, custos com ferramentas para divulgação dos produtos (marketing digital) e com a plataforma onde eles ficarão, entre outros.

Digamos que você tenha gastado R$ 5 mil para produzir e colocar seu produto digital no ar, sendo esse um curso em vídeo. Logo, esse seria o custo, certo? Errado! Para saber qual o custo para ter produzido esse curso, antes você deveria considerar outros fatores. Note que explicamos que custo é todo valor relativo a produção de um produto;

Você considerou que há outros elementos envolvidos? Por exemplo, para produzir um curso em vídeo você adquiriu algumas ferramentas para isso.

Logo, incluiu esse valor como custo, sendo que na realidade essa seria uma despesa. A despesa é algo eu você tem mensalmente, por assim dizer, já o custo é um valor que você tem apenas quando vai produzir um produto.

Por tanto, pode ser que o custo para a produção daquele curso em vídeo não sejam os R$ 5 mil, mas há dentro desse valor alguma despesa.

E se ela não for considerada como tal, você verá o dinheiro “sumir” todos os meses e não saberá para onde vai. Ou mesmo, poderá estar comercializando seus produtos por um valor que não está cobrindo as despesas recorrentes.

Sobre a começo certo

A Começo certo quer ajudar você a ter sucesso com seu negocio. Entendemos que você pode precisar pensar em outros assuntos, como aposentadoria, um fundo de emergência em caso de desligamento ou ainda um caixa para resguardar seus direitos em momentos de crise. Por isso os contadores parceiros da Começo Certo estão aqui para ajudar você a ter uma gestão financeira simples, que consiga te ajudar no futuro.

Vamos ajudar na escolha do contador que vai te atender nessa jornada do empreendedorismo.

Contamos com contadores especialistas nós mais diversos seguimentos, basta você entrar em contato que ajudamos você a encontrar o contador que vai te ajudar.

Os contadores parceiros da Começo certo, são profissionais preocupados com seu próprio desenvolvimento.E estão em constante atualização.