Abrir uma empresa individual por muitas vezes é principal escolha de quem está começando uma empresa.
Seja por não ter encontrado um sócio ou por simplesmente querer abrir uma empresa sozinho.
Mas é claro que ser empresário individual tem suas vantagem e desvantagens.
Como por exemplo abrindo uma empresa individual você não precisa se preocupar em procurar um sócio, dividir os lucros da empresa ou gerar brigas que podem dissolver a empresa.
Porém abrir uma empresa sozinho também teu lado obscuro. Como por exemplo não ter com quem dividir as responsabilidades e em alguns casos ficar sem ideias de que direção dar para empresa que foi criada.
Mas o que você precisa saber sobre abrir uma empresa sozinho?
Responsabilidades de abrir uma empresa sozinho
Pense bem, abrir uma empresa não envolve apenas ter um CNPJ. Exige que você enquanto empresário tome decisões constantemente e isso de forma individual.
Você precisará tomar decisões constantemente, seja sobre a contratação de um funcionário, sobre a contratação não de um prestador de serviço ou compra de insumos.
Normalmente quando se abre uma empresa sozinho você será responsável por toda a operação da empresa. Ou seja, o empresário individual precisará cuidar do comercio, marketing, pós-vendas, financeiro, RH, gestão estratégica e não descuidar é claro da contabilidade que deve ser mantida sempre em dia.
O que eu quero dizer com isso é que abrir pessoa jurídica (PJ) sozinho exigira de você muita atenção e dedicação.
Mas não desanime, pois estamos aqui para ajudar você. Afinal você não está sozinho nessa jornada, diversas pessoas começam suas empresas sozinhos e tem êxito na sua jornada como empresário.
Citando aqui os dados do Governo Federal “O número de Microempreendedores Individuais (MEI) cresceu no país ao longo de 2020. Do total de 3.359.750 empresas abertas no período, 2.663.309 eram MEIs, representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano de 2019. Os dados são do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, referente ao terceiro quadrimestre do ano passado.”
E para ajudar você a começar certo a sua empresa individual listamos algumas responsabilidades que merecem atenção.
Ficar atento a novas oportunidades
Com o mundo cada vez mais globalizado a competição na economia faz com que o empresário tenha que adotar uma nova postura. Mantendo uma atenção constante ao mundo a seu redor buscando por oportunidade.
Desenvolver habilidades técnicas e operacionais
É bem comum ouvirmos histórias de pessoas extremamente técnicas, que são muito boas no que fazem abrirem uma empresa individual e levarem anos para conseguiriam melhorar seu faturamento.
Boa parte desse problema se dá pela falta de conhecimento de gestão, de técnicas de vendas, Marketing e pós-vendas.
Quando você está abrindo uma empresa sozinho é bom dedicar um tempo para aprender ou aprimorar estes conhecimentos e devolver novas habilidades.
Leia também: 10 características de um empreendedor de sucesso
Desenvolvimento e acompanhamento de estratégicas
Ter uma visão sistêmica da empresa é fundamental para qualquer empresário, entender como sua empresa funciona e trazer para si a responsabilidade de atingir as metas.
Como você está começando uma empresa sozinho terá de definir suas próprias estratégias. Se pergunte.
Onde estou?
Onde quero chegar?
O que preciso fazer para chegar ao meu objetivo?
Como vou saber se cheguei no meu objetivo e quanto falta?
Gestão de pessoas
Essa responsabilidade pode ser vista como uma “pedra no sapato” de muitos empreendedores individuais.
Afinal gerir pessoas não é você contratar e demitir pessoas, envolve saber ajudar as pessoas a alcançarem as metas, que foram traçadas nas estratégias da empresa.
Enquanto empresário haverá momentos que você vai se perguntar:
- Como escolher a pessoa ideal para contratar?
- Será que ela vai atingir as metas determinadas?
- E se tiver que demitir, qual o custo?
- Como motivar minha equipe para que produzam com mais qualidade?
E é claro que tem ainda uma pergunta que é mais importante.
Se eu contratar uma pessoa, qual será o custo dela? Quanto de imposto pagarei?
Burocracia e tributos
Se a gestão de pessoas é uma “pedra no sapato” dos empresários individuais a burocracia e a alta carga tributária é aquela “topada do dedo do pé na quina da mesa”.
Quando você abre uma empresa individual, o FISCO espera que você cumpra uma série de exigências legais. Como o envio de declarações acessórias, que pague seus impostos e que mantenha a contabilidade da empresa em dia. Caso contrário pagará multas e juros.
Para cumprir as exigências impostas pelo Governo, o empresário poderá contratar um contador apenas para sua empresa. Ou ainda fazer o que a maior parte dos empresários faz, contratar um escritório de contabilidade para terceirizar está demanda.
Leia também: Como escolher um bom contador
Mas outra decisão também exige a atenção na hora de começar uma empresa. A escolha da forma de abrir uma empresa individual.
Formas de abrir uma empresa individual.
Se olhássemos para a questão da forma de abrir uma empresa individual a alguns anos atrás teríamos apenas duas possibilidades de pessoa jurídica (PJ).
Abrir uma empresa como empresário individual (EI) ou como empresário individual de responsabilidade limitada (EIRELI)
Atualmente com a conversão em lei da MP 881/19 outra forma de pessoa jurídica (PJ) passou a ser uma possibilidade empresa individual. A sociedade limitada unipessoal.
Vamos ver um pouco sobre cada uma das pessoas jurídicas (PJ) que podem ser abertas de forma individual. Ou seja, sem precisar de uma socio.
Empresário individual (EI)
Essa natureza jurídica caracteriza-se como a constituição de apenas uma pessoa como responsável pela empesa.
Aqui o nome da empresa deve ser composto pelo nome do proprietário, seja completo ou apenas uma abreviação, e pode ser acrescentado um completo após esse nome para indicar a atividade da empresa.
Um lado negativo desta pessoa jurídica é justamente a falta de segurança jurídica.
Mas este problema é resolvido pela criação do empresário individual de responsabilidade limitada (EIRELI).
Empresário individual de responsabilidade limitada (EIRELI)
a EIRELI é uma sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Essa modalidade é semelhante a anterior, a diferença aqui é que o dono do negócio pode separar o capital da empresa do seu capital pessoal. Mas para isso é necessário que seja investido um valor inicial de 100 salários-mínimos.
Essa natureza jurídica existe desde o ano de 2011 e é regulamentada pela Lei nº 12.441/11. A empresa desse tipo precisa, obrigatoriamente, possuir a sigla após o nome, por exemplo “Empresa Tal EIRELI”.
Sociedade Limitada (LTDA)
Esse tipo de empresa possui a sigla Ltda ou LTDA após o nome (Razão Social), por exemplo: “Loja de Carros LTDA”.
Ela é caracterizada por possuir dois ou mais sócios e não exige capital social mínimo. Aqui os sócios respondem de forma limitada em caso de falência ou endividamento da empresa (as contas deles são separadas das contas da empresa);
Abrir uma sociedade limitada unipessoal é algo relativamente novo, mas pode ser a melhor saída para quem quer abrir uma empresa individual e garantir a mesma segurança jurídica das demais empresas.
Cada uma das formas jurídicas tem seus lados positivos e negativos e você enquanto empresário individual terá de escolher qual a melhor para você.
Quais os passos para abrir uma empresa individual (EI)
Agora chegamos a um ponto que é a dúvida de muitos empresários individuais, quais são os passos necessários para abrir uma empresa sozinho.
Mas, antes de tudo, é importante dizer que os tipos de documentos podem variar conforme a atividade escolhida ou mesmo a sua localização.
E Por isso é importante se informar melhor na Juta Comercial da sua região ou do local onde abrirá a empresa.
Pode até parecer um pouco complicado se tornar pessoa jurídica (PJ) sozinho, mas não se esqueça que você pode sempre contar com a ajuda de um Bom Contador.
Documentos necessários para empresário individual.
Os documentos necessários para dar início ao processo para abrir empresário individual (EI) são:
- 1 cópia simples do comprovante de residência,
- cópia autenticada do RG e CPF de cada,
- 1 cópia do IRPF, caso tenha declarado no ano anterior.
- cópias simples do IPTU do Imóvel,
- 1 cópias do Contrato de Locação (se for alugado) ou contrato de Compra e Venda.
Após, definir a atividade e separar os documentos necessários é hora de seguir para o registro da empresário individual.
Você sabia que a Começo Certo é um escritório digital?
Com isso você pode abrir sua empresa individual online sem sair de casa.
Registros da Pessoa Jurídica (PJ) individual
Registro na Juta Comercial
O registro na Juta Comercial é um dos principais registro para abrir empresa em canoas. Já que é a partir dele que você conseguirá outros documentos necessários para formalizar seu negócio. Você consegue esse registro na Juta Comercial do estado onde sua empresa funcionará.
Alvará de Funcionamento
O Alvará de funcionamento poderá ser obtido junto a prefeitura da cidade onde sua empresa funcionará. Ele, basicamente, indica que um negócio está autorizado a operar.
Inscrição Municipal
A Inscrição Municipal serve para que a empresa seja acompanhada pela prefeitura quanto a sua regularidade fiscal. Para isso, cada empresa recebe um número exclusivo, como uma espécie de carteira de identidade.
Essa inscrição é feita na prefeitura do seu município ou na prefeitura do município onde sua empresa atuará.
Inscrição Estadual
A inscrição estadual é obrigatória para empresas do segmento industrial, de comunicação, de comércio, de serviços de transporte intermunicipal e interestadual e de energia, as quais obterão, por meio dele, a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
A Inscrição Estadual é tão importante que, em alguns estados, pode até mesmo te ajudar a diminuir a alíquota do imposto.
Previdência Social
É obrigatório para sua empresa fazer o cadastro na previdência social. O prazo máximo para isso é de até 30 dias após abertura da sua empresa, mesmo que ela ainda não tenha funcionários.
Autorização para emissão de notas fiscais
Para poder emitir notas fiscais, é necessário que seja feita a solicitação da autorização na prefeitura do seu estado. Do mesmo modo que para realizar autenticação em livros fiscais.
Licenças e Alvará
Ainda que você possua o CNPJ e esteja inscrito na Previdência Social, por exemplo, há uma série de documentos necessários para que sua empresa opere de forma legal.
E isso é algo obrigatório para toda e qualquer empresa no Brasil. O que varia é a quantidade desses documentos, já que para algumas empresas são mais e para outras são menos.
Alvará
É través do alvará de funcionamento que a sua empresa estará autorizada a abrir as portas. Tal documentos é obtido no município onde sua empresa atuará.
No entanto, antes de obter o Alvará é importante que você realiza uma consulta na prefeitura para saber se terá permissão para exercer a atividade escolhida no local escolhido.
O Alvará é emitido após comprovar na prefeitura que seu negócio possui toda a documentação exigida pela legislação para tal atividade. É importante lembrar que o que é exigido pode variar de acordo com o estado ou município.