Blog Como aumentar as vendas: 7 dicas 13 fevereiro 2020

Essas 7 dicas práticas que separamos aqui te ajudarão a aumentar as vendas da sua empresa.

Muitas das vezes as vendam começam a ficar estagnadas ou mesmo apresentam queda e é necessário tomar algumas atitudes. As dicas a seguir foram selecionadas especialmente para o pequeno e médio empreendedor que busca ter crescimento com seu negócio e quer usar estratégias eficazes e econômicas também.

1 – Fidelize clientes

Não foque apenas em atrair novos clientes, mas foque também (e muito) em fazer seus atuais clientes adquirirem novos produtos da sua empresa.

Além do mais, fidelizar clientes pode trazer muito mais benefícios para sua empresa como: esses clientes farão propaganda gratuita da sua empresa, caso gostem do atendimento e os produtos os satisfaçam e você ainda tem um custo menor ao fidelizar clientes do que ao atrair novos clientes. Fora que uma parcela significativa das vendas numa empresa é proveniente dos clientes atuais.

Você pode usar diversas estratégias para fazer a fidelização de clientes, tais como programas de pontos, brindes, entre outras.

 

2 – Trabalhe com marketing pela internet

A internet é hoje indispensável na vida das pessoas, por tanto, é certo que o seu cliente está na web. Por isso fazer uso de estratégias de marketing pela internet (e-mail marketing, blog, redes sociais), por exemplo, são uma excelente forma de atrair novos clientes para sua empresa, seja ela física ou um e-commerce.

Se hoje um cliente ou possível cliente buscar pelo nome da sua empresa no Google o que ele encontrará? Acredite, isso influencia muito na decisão final do seu cliente quanto a comprar ou não de você.

 

3 – Implemente a ferramenta de CRM

O CRM é uma ferramenta que põe o cliente como o centro para todas as tomadas de ações de uma empresa.

Customer Relationship Management (CRM), traduzido para o português significa algo como Gestão do Relacionamento com o Cliente. Ele te ajuda a otimizar o processo de vendas e pode favorecer o aumento delas.

Basicamente, ao trabalhar com o CRM você terá armazenada todas as informações sobre o contato feito entre o cliente e sua empresa, assim você tem informações importantes salvas e poderá acessá-las quando precisar.

“Mas como e quando usarei essas informações?”, você talvez esteja se perguntado agora.

Com essas informações seus vendedores podem saber quais contatos tem mais chance de fecharem novas vendas com a sua empresa, podendo evitar investir ações em vão, por exemplo. E, ainda, é possível saber quais clientes são que fornecem feedback sobre seus produtos. É uma aliada e tanto para aumentar as vendas da sua empresa.

 

4 – Trabalhe o seu branding

Branding é a gestão da sua marca e ele é muito importante para que seus clientes o encontrem. Sendo benéfica também para aumentar as vendas da sua empresa.

O branding compreende uma série de estratégias voltadas para a promoção da sua marca e ajudam os seus consumidores a terem uma melhor percepção quanto a sua empresa. É todo um trabalho feito a fim de que seu cliente ou futuro cliente veja marca de forma positiva.

Um outro benefícios de trabalhar o branding da sua marca é que, com isso, você pode reduzir seus gastos com publicidade.

 

5 – Esteja onde seus clientes estão

É certo que essa é uma dica que muitos já estão carecas de saber. Mas ela é realmente importante se você quer aumentar as vendas da sua empresa.

Uma das melhores formas de estar onde seus clientes estão é fazer uso dos aplicativos sociais como WhatsApp (é imprescindível para seu negócio possui uma WhatsApp), ter uma página para sua empresa no Facebook (atualmente a maior rede social do mundo) e também no Instagram, entre outros.

O melhor de ter uma página no Facebook, por exemplo, é que isso ajudará sua empresa a ser encontrada (muitas pessoas buscam informações sobre uma empresa assim) e também é possível receber avaliações de seus clientes.

 

6 – Ofereça descontos

Quem não gosta de comprar um produto com desconto? Essa é uma excelente de forma de aumentar as vendas da sua empresa.

Mas é importante que essa ação seja feita de modo estratégico (não simplesmente decidir dar “X”% de desconto sem antes avaliar se é possível e o quanto é possível oferecer sem que você fique no prejuízo.

 

7 – Faça parcerias

Verifique a situação financeira da sua empresa para ver se é possível trabalhar com parcerias. Elas ajudam, e muito, a fazer com que sua empresa cresça e haja um amento nas vendas.

Por exemplo: se você trabalha com a venda de peças automotivas, então veja se consegue fazer parceria com alguém influente no setor automotivo: uma pessoa que tenha um canal de nicho no Youtube ou página no Facebook, por exemplo, focado em automóveis.

Essa estratégia é incrível porque você estará promovendo seus produtos para um público que tem interesse nos seus produtos. É necessário avaliar se a parceria é viável para ambas as partes em questões financeiras.

 

E então está precisando de uma ajudinha na sua contabilidade?

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