Blog Como calcular o preço de venda? 30 janeiro 2020

Ficar em dúvida na hora de calcular o preço de venda de um produto é um problema bastante comum. Já que alguns fatores devem ser levados em consideração a fim de não ficar no prejuízo.

Existem pessoas que fazem o cálculo do preço de venda de modo bem errado, como por exemplo acrescentar 50% sobre o valor de aquisição do produto, desse modo: ele pegou o produto X do fornecedor que saiu a R$ 120,00 e então soma 50% nele e o preço final é R$ 180,00. Mas saiba que nem sempre esse pode ser o modo mais eficiente e lucrativo de fazer esse cálculo.

Hoje nós te mostraremos como calcular preço de venda dos seus produtos do modo correto.

É importante mencionar que o nosso foco nesse artigo são empresas que compram e vendem produtos e não as que fabricam. Já que se tratando dessas últimas o tipo de cálculo seria diferente.

 

Estou saindo no lucro?

Imagine que você adquira 60 produtos a R$ 20,00 cada um e que revenda cada um deles por R$ 40,00, qualquer um verá aqui que seu lucro é de 100%, certo? Será mesmo?

Digamos que você tenha custos mensais que cheguem R$ 1.200,00, até aqui ok. Voltando lá para o exemplo de compra e revenda, revendendo os produtos por R$ 40,00 você conseguiu ganhar R$ 2.400,00. Mas, retirou R$ 1.200,00 para cobrir os custos fixos mensais como aluguel, água, luz, etc. Mas você ainda saiu ganhando, pois ficou com R$ 1.200,00, certo? Errado!

Você ainda tem o valor de aquisição dos produtos que é de R$ 1.200,00 (60 x 20 = 1.200), logo, você não teve lucro algum.

Esse é apenas um exemplo para você entender que calcular o preço de venda não significa apenas dobrar o valor do produto ou acrescentar 50% sobre o seu preço de custo.

 

Mas, então, como calcular o preço de venda?

A partir de agora nós te passaremos algumas dicas para te ajudar a calcular o preço de venda dos seus produtos.

Conheça seus clientes

A primeira forma de saber como calcular o preço de venda de um produto é sabendo mais sobre seus clientes. Entender o poder de compra deles, sua sensibilidade ao preço, é fundamental para estabelecer valores que nem serão altos demais e farão com que eles deixem de comprar e nem baixo demais a ponto de te trazer prejuízos.

Observe seus concorrentes

Uma outra maneira de saber como calcular o preço de venda é analisando os valores praticados pelos seus concorrentes. Mas também é importante ficar atento ao mercado, pois em um momento ou outro um produto pode se valorizar ou desvalorizar.

Conheça seus custos

É extremamente importante que você saiba quais são seus custos fixos e custos variáveis na hora de precificar seus produtos. Você precisa saber, além dos valores, o percentual desses custos, uma vez que isso servirá para calcular o markup, algo que te mostraremos mais adiante.

 

Conheça os custos dos produtos

Uma forma de também calcular os valores para a venda dos produtos é sabendo os custos dos produtos, obviamente. Mas não nos referimos a somente valores do produto, mas sim todos os custos envolvidos com sua aquisição: valores referentes a envio, embalagens, impostos, etc.

 

Defina sua margem de lucros

É importante mencionar que os demais valores que falamos antes (custos, despesas fixas, etc.) deveráão ser incluídos ao valor do produto a fim de custeá-los e não para servirem como seu lucro, esse será definido aqui.

Agora que você já sabe os custos envolvidos na manutenção do seu negócio e também na aquisição dos produtos, poderá definir sua margem de lucros. A margem de lucros trata-se de uma porcentagem que você insere sobre o valor do produto para revenda e que será a sua porcentagem de ganhos.

 

Você sabia que o contador pode ajudar você a encontrar todas estas informações?

conheça nosso artigo onde falamos da Vantagens de um contador

Preço de venda por markup

Agora vamos te mostrar algo mais prático para fazer o cálculo dos preços de venda dos seus produtos.

Lembra que falamos sobre saber o percentual de custos? Pois bem, para usar o método de cálculo de preço de venda por markup é necessário que você saiba a porcentagem das despesas fixas (DF), as despesas variáveis (DV) e a margem de lucro (ML). Veja uma conta simples abaixo onde usaremos:

– DF = 10

– DV = 13

– LP = 14

 

Usando o cálculo para descobrir o markup teremos:

1.Markup = 100/100-(DF+DV+LP)

2.Markup = 100/100-(10+13+14)

3.Markup = 100/100-37

4.Markup = 100/63

5.Markup = 1,59

 

Tendo o valor do seu markup, agora fica fácil calcular seu preço de venda. Veja: se você tiver um produto que teve um preço de aquisição de R$ 45,00, então basta multiplicar 45 por 1,59 (valor do markup) e teremos o valor de venda do produto: R$ 71,55.