Abrir uma empresa e empreender durante a crise pode até parecer contraditório.
Muitos brasileiros sonham em ter independência financeira e montar um negócio próprio. Porém por ser um momento de retração econômica pode te deixar cheio de incertezas.
Começar um negócio durante uma crise não é nem de longe a situação ideal. Mas pode ser que o tipo de negócio que você quer empreender tenha surgido justamente devido a crise.
Sem contar que começar uma empresa nesse momento pode te trazer alguns benefícios.
Um exemplo de benefício de empreender durante uma crise, é que por ser um momento de muitas incertezas a empresa que você pretende abrir será mais enxuta e buscará ter a mesma eficiência (fazer mais com menos).
Se antes da crise já era comum falarmos aqui: Faça um planejamento antes de abrir uma empresa. Durante a crise dizemos isso com mais afinco
Abrir uma empresa na crise ou esperar?
Você pode abrir uma empresa em momentos de crise. Como a maioria dos problemas na vida de um empreendedor a crise será um obstáculo, não se engane em pensar que esta foi a primeira crise ou a última, a economia está em um constante sobe e desce.
Em muitos casos se você for esperar a crise passar para abrir uma empresa, pode ser que você nunca abra comece a empreender.
E será mesmo que a atual crise financeira retrate um dos piores cenários econômicos do Brasil?
Na verdade, não, a economia brasileira e mundial vive em um constante sobe e desce, ao longo da história são vários os momentos de bons resultados econômicos, como também de depressão.
Se antes da crise já era comum a necessidade de planejar uma empresa. Empreender durante uma crise faz com isso seja quase obrigatório.
Busque informações para empreender
Para começar uma empresa na crise, o empreendedor precisará a analisar composição das variáveis macroeconômicas verificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio que pretende abrir.
O interessante de se notas que mesmo durante esse período as pessoas que têm como desejo abrir uma empresa continuam com sua jornada empreendedora.
O detalhe é que não podemos olhar isoladamente para a quantidade de empresas sendo abertas durante a crise, uma vez que de acordo com uma pesquisa do SEBRAE mais de 80% dos empreendedores deram como motivo para abrir uma empresa a escassez de emprego. .
Mas não desanime.
É compreensível que durante uma crise você pense duas vezes antes de abrir uma empresa. Mas muitos empreendedores de sucesso começaram durante crises, algumas companhias como a General Motors, AT&T e Disney surgiram em períodos de recessões econômicas.
Não estou tentando aqui desestimular, tão pouco minimizar as dificuldades de se abrir um uma empresa durante uma crise. Mas quero que você tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão mais assertiva e mais segura.
Enquanto algumas pessoas olham a crise como algo ruim, o empreendedor precisa ver esse momento ao contrário identificar problemas que surgem como oportunidades. Mas cuidado, com crise ou sem crise, ter um negócio envolve muito risco.
Dicas para abrir uma empresa na crise
Se você chegou até aqui, significa que você está convicto de que quer começar uma empresa, mesmo que seja em meio a uma crise.
Para empreender durante uma crise a empresa que você quer criar tem que ser bem pensada e alguns cuidados precisam ser tomados. Então converse com potenciais clientes, fornecedores e concorrentes.
Defina o que você quer fazer
Quando se está pensando em empreender é normal que se tenha uma enxurrada de ideias. Mas em momentos de crise o ideal é que você foque apenas em uma e de preferência na que tenha maior chance de suportar a crise.
O ideal é que você pesquise ponto a ponto do negócio que você pretende abrir, porém como o dinheiro e o tempo, provavelmente são curtos faça pelo menos uma análise SWOT (identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades). Esta ferramenta vai te ajudar e muito na escolha.
Pense no cliente
É compreensível que em momentos de crise os hábitos de consumo mudem, até mesmo a frequência de como o cliente consome. Então ao estudar a empresa que você quer abrir leve em consideração o que o cliente espera de você.
Afinal, você só vai vender se tiver alguém para comprar, por isso será preciso surpreender o cliente.
O empreendedor não precisa criar um negócio que seja disruptivo ou que utilize alguma tecnologia muito avançada. Tenha como meta solucionar problemas reais do cotidiano do cliente.
Por essa razão, pesquise muito e gere valor para seu cliente de forma simples. Mostre que seu produto ou serviço é um investimento e não um gasto.
Entenda o seu mercado
As crises fazem com que as pessoas consumam de forma mais consciente e a crise atual mudou os hábitos de consumo da população, até forçou novas tendências.
Quando você define o que você quer fazer durante uma crise e define como irá gerar valor para o cliente, entender seu próprio mercado fica mais fácil.
Afinal você já sabe o que seu cliente está esperando e agora você precisa analisar se o produto ou serviço que você vai oferecer terá demanda suficiente.
É interessante pensar que em muitos casos as crises acontecem também em setores específicos, não chegando a atingir outros setores da economia.
Todas as vezes que as crises surgem, há também oportunidades de negócio. Então analise se sua ideia de negócio está sendo beneficiada ou prejudicada pela crise.
Aplique as estratégias de marketing digital
Seu cliente usa redes sociais? Faz pesquisa no Google ou possui e-mail?
Então você precisa estar presente na internet fazendo seu marketing, o marketing é fundamental para que as pessoas conheçam a sua marca e para que você consiga levar sua mensagem para seu público.
Você não precisa ter um site, criar vídeos institucionais ou coisas do gênero você pode utilizar ferramentas digitais já consolidadas no mercado. Esse tipo de atitude minimiza teus gastos iniciais e já produz vendas para teu negócio.
Planejamento financeiro
Por fim, é o mais importante.
O “calcanhar de Aquiles” de muitos empreendedores.
A falta de dinheiro para começar uma empresa durante a crise.
Se sem crises já é difícil conseguir dinheiro para abrir uma empresa… Imagina durante uma crise. E para começar a empreender em um momento de instabilidade terá de melhorar e organizar as finanças, adquirir conhecimento sobre contabilidade aplicar a gestão financeira.
Dica: existem muitos riscos de se ter uma empresa, não deixe de procurar um contador.
Defina um plano anual, descrevendo os custos que você vai ter com marketing, produtos, locação de espaço, comissão de vendas, salário dos sócios. Bom todos os custos que você pretende ter durante um ano de funcionamento. E é claro não misture suas despesas com a da empresa isso vai te ajudar a manter a empresa mais sustentável.
Seja transparente nas informações e mantenha um bom controle do fluxo de caixa ou conte com o auxílio de algum software de gestão financeira para controlar as receitas e despesas.
Dica extra: Anote todas as despesas e custos que você possivelmente vai ter, depois reveja e remova o que pode esperar alguns meses para ser iniciado. Por exemplo você não precisa ter um ano de estoque de produtos, você pode iniciar com bem menos.
Bônus: 3 Formas para começar a empreender durante a crise
Home Office
Acredito que o home office veio para ficar. Já era comum ver prestadores de serviço e ecommerce abrindo uma empresa nos moldes do home office, com a crise de 2020 este modelo ganhou ainda mais espaço no mercado.
Claro que para você ter um “bom” home office vai ter que fazer pequenas adaptações para garantir boas condições de trabalho e evitar que a rotina da casa atrapalhe sua empresa.
Venda pela internet
A pandemia fez acelerar uma mudança nos hábitos de consumo de muitos brasileiros. Minha mãe por exemplo nunca havia feito uma compra on-line (e agora quase tudo) e por ser do grupo de risco passou até a fazer compras de mercado pelos aplicativos.
E para você começar uma empresa utilizando a internet não precisa investir muito, pois você pode usar algum marketplace. Sem contar que pode vender em grupos de WhatsApp e no Instagram.
Delivery
Montar um restaurante em meio a uma crise como a de 2020 pode ser um desafio, já que é preciso cumprir certos requisitos e os restaurantes dependem muito do contato com o cliente. Mas você pode começar e empreender utilizando o Delivery, assim os custos iniciais que você teria para montar um restaurante caem drasticamente. No Delivery você pode vender de tudo como refeições prontas, pães artesanais, cestas de frutas e verduras etc.
Produtos e serviços relacionados a saúde e bem-estar
Tudo o que sugere uma vida mais saudável tende a ter mais procura. Por isso, além de serviços médicos, entram aqui os alimentos orgânicos, exercícios físicos e tratamentos como fisioterapia e limpeza de pele.
Você está pronto (a)?
Empreender durante uma crise é um desafio enorme.
Como o Brasil já passou por diversas crises, quero te dizer que ou você abrira uma empresa durante a crise ou será acertado por uma. Não tem jeito.
O lado bom é que número de pessoas dispostas a encarar este caminho só cresce. E hoje o empreendedor tem formas muito mais baratas de começar uma empresa.
Então transforme seu potencial em resultados mesmo na crise!
Por mais que abrir uma empresa possa ser burocrático você hoje pode começar como MEI ou abrir uma empresa do Simples Nacional.
Mas a dica mais importante que posso dar aqui para você que vai empreender é contrate um contador. Conheça os riscos de não ter um contador e os riscos de ter uma empresa e só então tome uma decisão.