Dada a atual instabilidade econômica, é difícil prever como o mercado vai ser a empresa no ano que vem. Para ajudar nas estratégias do seu negócio, o truque é fazer um planejamento estratégico que pode responder a todas as realidades possíveis. A importância deste tipo de organização é antecipar os problemas que podem ser encontrados e ter algo preparado para lidar com situações adversas.
Importância do Planejamento Estratégico
- Reduz o Impacto de fatores imprevisíveis
- Assegura o controlo da empresa
- Permite correções de curso
Você pode pensar de acordo com as seguintes abordagens: pessimista, conservador e otimista. O objetivo é pensar e planejar de acordo com a situação de sua empresa pode encontrar, porque este guia de planos. Conversando com pessoas que têm empresas no mesmo segmento, como você, a troca de opiniões sobre o futuro pode alertá-lo para os diferentes cenários.
Planejamento estratégico: como fazê-lo de acordo com a situação de sua empresa
Para iniciar o planejamento estratégico, um dos primeiros passos é conhecer as vulnerabilidades do seu negócio. Isso vai ajudar a antecipar problemas e como eles podem ser evitados ou resolvidos da melhor e mais rápida maneira possível.
Conselho de planejamento para startups, é o uso de um Orçamento de Base Zero. Este método consiste na criação de um orçamento, sem levar em conta as receitas, custos e despesas da empresa antecessora. As despesas devem ser planejadas de acordo com a definição do custo mínimo necessário para a empresa para se trabalhar. Desta forma, é com base no pior cenário possível e preparado para isso. Se esta não é a sua realidade, melhor ainda, porque qualquer ganho de lucro.
Para as empresas, com a dificuldade de desenvolver estratégias para aproveitar o crescimento, o planejamento deve incluir o mercado-alvo e o desempenho da empresa no último ano. O importante é ver os problemas que foram encontrados e que outros surgem, como eles podem ser resolvidos, o que são as inovações que pode ser feito para mudar e melhorar a realidade. Com todas essas informações, o planejamento pode surpreender e mostrar resultados positivos no final do ano.
Para as grandes empresas, os planos devem ser pensados a longo prazo, concentrando-se sobre os indicadores da empresa e as oportunidades para o crescimento, a expansão e a conquista de novos mercados. Além disso, as parcerias também podem ser incluídos no planejamento.
Fonte: http://senac.sc/KY5n9w