Blog A crise chegou! E agora? Como fica meu orçamento? 18 junho 2020

 Não sabe o que fazer com seu orçamento durante a crise?

 Leia abaixo nossas recomendações para suas finanças.

 

De tempos em tempos, o mundo enfrenta diversas transformações e crises que impactam significativamente a economia dos países. Hoje, nações lutam contra um inimigo comum: o chamado Covid-19.

Como diria o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte: “Estamos lutando contra um inimigo invisível, que entra em nossas casas e nos força a redefinir as relações pessoais”.

E não é apenas as relações pessoais que deverão ser redefinidas: o mundo dos negócios também precisou se reinventar, sobretudo a nível financeiro.

Para que sua empresa e até suas finanças pessoais sobrevivam em um período conturbado de pandemia ou diante de qualquer crise, é necessária uma atenção especial para seu orçamento.

Mas e você? Já sabe como ajustar o seu orçamento na crise?

Confira abaixo algumas das principais recomendações para que você consiga efetuar esse ajuste!

 

Tente já reduzir seus custos fixos!

Sua conta de luz desse mês apresentou um valor exorbitante! Mas você tem desligado as luzes dos cômodos, assim que você sai dos mesmos?

” Você já realizou uma leitura atenta aos detalhes de sua conta?

A conta de água do mês atual também estava extremamente alta.

Mas você já parou para verificar se há algum vazamento?

Será que não é prudente você procurar um encanador para arrumar aquela pequena rachadura da cozinha?

Não seria uma boa economia e até ecologicamente correto, que você não tome banhos tão demorados?”

Esses são aspectos de economia que somos ensinados e relembrados sempre que a uma crise e nesse momento que estamos todos em casa, existe uma tendencia de aumentar o consumo.

Entender seus hábitos e melhorá-los são uma das pequenas atitudes que fazem a diferença na diminuição de custos.  Os custos fixos são essenciais para a manter o seu custo de vida, ou seja, é improvável que você sobreviva sem luz elétrica. No entanto, ao reavaliar pequenas formas de economia dessas despesas, suas contas poderão ser impactadas positivamente com suas ações.

Reveja seus custos variáveis!

Uma maneira bastante indicada pelos especialistas para economizar dinheiro é a redução dos custos variáveis. Os custos variáveis, quando não observados atentamente, podem ser grandes inimigos de seu orçamento.

Alimentar-se é essencial para todo ser humano, mas pedir comida fora todo dia no almoço/jantar é a maneira mais econômica de controlar seus gastos?

Aproveitar este momento para repensar nossas hábitos é uma ótima escolha. Muitas vezes, essa ação não é nem a mais saudável, sendo melhor para sua dieta preparar uma comida em casa.

Se os custos fixos, que são fundamentais podem ser reavaliados, imagine os variáveis! Portanto, repense também as despesas que variam ao longo do mês, para que não interfiram no bom desempenho de seu orçamento.

 

Renegocie suas dívidas!

Na pandemia, assim como nas demais crises, a economia acaba por retrair-se, justamente pela maioria dos cidadãos buscarem diminuir suas despesas e, dessa forma, adotando atitudes mais conservadoras de consumo.

Por isso, empresas dos mais variados segmentos flexibilizam os valores a ser pagos pelos devedores, na tentativa de gerar mais receita ao seu negócio e evitar o prejuízo. Portanto, enumere todas as suas dívidas e entre em contato com as empresas credoras. Não tenha medo de atendê-las pelo telefone, renegocie suas dívidas!

Aproveite o momento que essas empresas estarão mais abertas a renegociação e até mesmo em reduções de parcelas e juros. Essa ação te ajudará a manter o controle de seus gastos, ajudando até mesmo aqueles que possuem o nome negativado junto aos órgãos e instituições financeiras. Existem diversas consequências desagradáveis para aqueles que estão no grupo de inadimplentes. Entre elas, temos as dificuldades de conseguir um crédito e diminuição de seu score frente aos bancos e demais instituições.

Sendo assim, aproveite o momento para tentar quitar suas dívidas, tendo a possibilidade de ter um valor com bom desconto ou diminuir os valores de cada parcela.

Vale ainda aproveitar as campanhas que o SERASA faz de quitação de dívida.


 

Repense novas formas de captação de clientes!

Toda crise apresenta uma nova oportunidade para os empresários buscarem novas formas de captação de clientes. Atualmente, empreendedores de diversos segmentos estão estudando opções de manterem e atraírem novos clientes para o alcance de suas metas de receitas.

Tal situação não é fácil, sobretudo por estarmos em um momento bastante atípico da sociedade. Afinal, como encontrar clientes a distância? É nesse momento que a internet entra em ação! Redes sociais, sites, blogs e demais ferramentas digitais são utilizadas para impulsionar novas vendas para as empresas.

Analise, estude e procure alternativas para seu negócio se tornar rentável também pela internet! Encare a crise como uma onda cheia de oportunidades a serem exploradas para obtenção de lucros. Talvez, essa seja uma ótima opção para levar o seu negócio a pessoas de diversos lugares que você jamais poderia imaginar antes da crise chegar.

Por fim, tente ver a crise econômica com outros olhos: para prosperar em situações adversas é necessária muita calma, paciência e análise. Invista em um controle minucioso de seus gastos e a busca de alternativas para evitar e reduzir dívidas.

São momentos de turbulência que podem se apresentar novas possibilidades de aprendizagem e até mesmo esconder grandes chances de melhorias e receitas. Não se deixe abalar pelo pessimismo!

A começo Certo e os contadores estão aqui para ajudar você a enfrentar este momento.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e qualquer dúvida e pedido de orientação, entre em contato com a Começo Certo!