Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o momento inesperado também trouxe algumas oportunidades.
A maior delas com certeza é o comércio digital: segundo pesquisa realizada pela Cashback World, as transações de e-commerce cresceram 105% no período.
Em março de 2020, apenas 11% dos brasileiros diziam comprar online. Esse número passou para 31% já em julho do mesmo ano, conforme afirma estudo do Serasa Experian.
Todo mundo está em casa, as lojas físicas funcionam com horário reduzido, e mesmo quem não tinha o hábito de comprar online pegou gosto pela modalidade de consumo.
Dados da Visanet apontam que a quantidade de compras online no Brasil foi seis vezes maior no último trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período em 2019.
Seja você dono de um varejo físico buscando expandir os negócios ou um empreendedor em busca de uma oportunidade, essa lista de primeiros passos com certeza vai te ajudar!
O que vender
O primeiro passo é decidir o que será vendido em seu e-commerce. Se você já tem uma loja física, faça um levantamento dos seus produtos em estoque e pesquise quais deles tem mais procura em lojas online.
Uma sugestão para entender o mercado é procurar pelos produtos que você planeja vender em sites de busca e fazer um estudo de demanda e oferta, além de entender os preços da concorrência e estudar se você poderá oferecer uma oferta competitiva.
E lembre-se: o mercado digital não tem barreiras! Você pode vender para todo o país, por isso é importante pesquisar o mercado nacional e não apenas a sua região.
Marca
Cada vez mais, os consumidores se preocupam em conhecer a origem dos produtos que consomem. Por isso, já não é mais uma exclusividade de grandes empresas criar uma marca de valor.
Um passo essencial na criação de um e-commerce de sucesso é o desenvolvimento de marca. Pense em um nome que seja de fácil compreensão e de escrita simples, para que você não perca clientes por não encontrarem sua loja.
Outra dica é inserir o nome da marca no seu logotipo, assim ela ficará mais evidente e será fácil de ser identificada pelos seus clientes.
Lembre-se também de conferir as possibilidades de domínio disponíveis. Você pode fazer essa consulta no site registro.br.
Plataforma
Hoje em dia existem várias formas de abrir um e-commerce. Se você não pretende investir muito na construção de sua loja no momento, uma saída é criar perfis dentro dos Marketplaces já conhecidos.
Marketplaces são grandes sites que vendem produtos de diversos vendedores diferentes.
A vantagem é que esses sites já têm um fluxo de clientes recorrente, o que otimiza esforços com marketing e prospecção de clientes.
Já a desvantagem é que a concorrência dentro do próprio site é muito grande, e não há espaço para campanhas de venda mais criativas e nem para uma comunicação mais personalizada.
Outro caminho para quem ainda não quer montar um site é o Instagram. A rede social tem uma modalidade de conta especial para quem quer vender todo tipo de coisa, porém os produtos que fazem mais sucesso por lá são roupas e acessórios.
Se você optar por criar um site para sua loja virtual, plataformas como o Wix e WordPress possibilitam que pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de programação criem sites de forma descomplicada.
Em todas as plataformas aqui citadas, os meios de pagamento já estão integrados.
Fornecedores e parceiros
Como em qualquer modalidade de negócio, os fornecedores e parceiros escolhidos são primordiais para o seu sucesso.
É bom começar com um estoque pequeno e entender o fluxo do consumo da sua loja aos poucos. Outro ponto importante a ser analisado aqui é como vão ocorrer as entregas: será pelo correio? Você fará contrato com uma transportadora?
Além disso, é preciso ter um contador que possa ajudar com as questões de caixa da empresa
Outros parceiros que podem ser úteis nesse momento de início dos negócios são: um desenvolvedor – caso você opte por iniciar sua loja com um site próprio, ou um designer para dar aquele Up em sua comunicação.
Se você possui um valor maior para investir, é válido pensar em contratar uma agência de marketing digital.
Para finalizar com chave de ouro a experiência do seu usuário, fique atento às formas de pagamento que vai oferecer e se certifique que todas elas estão funcionando sempre.
Marketing
O marketing digital trás inúmeras possibilidades, e isso é uma vantagem enorme, porém também representa certo perigo.
É preciso primeiro estudar cada uma dessas possibilidades e focar apenas naquelas que de fato podem trazer resultados para o seu e-commerce.
Mas, algumas estratégias são eficazes para quase qualquer tipo de negócio: elementos visuais que sejam comuns em todas as suas peças de comunicação, por exemplo, fazem com que a sua marca crie uma identidade que pode ser convertida em lucro a longo prazo.
Parcerias com influenciadores também costumam ter ótimos resultados. Não precisa ser um influenciador famoso e com milhões de seguidores.
Micro influenciadores de nichos específicos ou determinadas regiões do país também podem te ajudar a alavancar as vendas com um investimento justo.
Agora que você já tem um panorama dos primeiros passos, entre em contato com a nossa equipe
Estamos preparados para te ajudar na abertura da empresa e em sua gestão fiscal e financeira.