Blog Quanto investir para montar um serviço de limpeza e manutenção#2 18 janeiro 2019

Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando um retorno maior do que o investido em um determinado período de tempo.

parece complexo não é

mas vamos te explicar para fixar bem esta ideia.

Investimento

O investimento a ser feito em um projeto varia muito de acordo com o tamanho do projeto que você quer montar, o projeto tem algumas características como:
investimento fixo: inclui o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
investimentos pré-operacionais: são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, design, decoração, honorários profissionais, compra inicial e outros;
capital de giro: é o capital necessário para suportar todos os custos e despesas geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a facilitar a aquisição do primeiro pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Estamos começando bem, agora vamos ao titulo deste artigo

Quanto investir para montar um serviço de limpeza e manutenção

O valor do investimento necessário para montar uma empresa de manutenção e limpeza irá variar de acordo com o tipo específico de serviço a ser executado. Por esta razão, o ideal é a elaboração de um Plano de Negócios, onde os recursos necessários, em termos de objetivos de retorno e alcance de mercado, pode ser determinada.

O empreendedor deve ter, aproximadamente, R$ 113.000,00, considerando uma empresa com 10 (dez) funcionários para atender o pagamento dos seguintes itens:
Reforma, adequação da propriedade e instalações: R$ 1.000,00.
– Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas, etc.: R$ 3.500,00;
– Móveis para sala de recepção/administrativo:R$ 7.379,de 30
– Veículo: R$ 35.000,00
– Equipamentos para execução do serviço: R$ 10.790,00;
– Material para a execução dos serviços: R$ 1.500,00
– Uniformes: R$ 2.695,00
– desenvolvimento e hospedagem do site: R$ 1.030,00
– capital de giro: R$ 50.000,00

é muito dinheiro não é mesmo, mas não se assuste, você não precisa começar tão grande assim.

Leia alguns dos nossos artigos

Abrir uma empresa com pouco dinheiro

Franquia: Começar uma empresa com pouco dinheiro

Capital de giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantidade imobilizada na caixa (incluindo o bank) da empresa para suportar as flutuações da caixa.
O capital de trabalho é regulada por período de tempo empregado pela empresa, são eles: os tempos médios recebidos de fornecedores (PMF); a média de tempos de armazenamento (PME) e o prazo médio concedido aos clientes (PMCC).

Cuidado com os prazos dos Clientes

Quanto maior o prazo concedido aos clientes, e quanto maior o prazo de armazenamento, maior será a sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter os estoques mínimos regulamentados, e para saber o prazo concedido para o cliente pode melhorar em muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

Cuidado com os prazos dos fornecedores

Se o tempo médio recebidas dos fornecedores de matéria-prima, mão de obra, aluguel, impostos e outros são maiores do que a média do período de armazenamento acrescentado para o médio prazo concedido ao cliente para o pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro vai ser positivo, isto é, é necessário manter o dinheiro disponível para suportar as oscilações da caixa.

Neste caso, um aumento nas vendas também implica um aumento no capital de giro.

Para tanto, o lucro apurado na empresa devem ser pelo menos parcialmente reservados para complementar esta necessidade de caixa.

Se ocorrer o oposto, isto é, os limites de tempo recebida dos fornecedores são maiores do que a média do período de armazenamento e os prazos concedidos a clientes por pagamento, a necessidade de capital de giro negativo.

Neste caso, a atenção deve ser dada a quantidade de dinheiro disponível no caixa necessário para honrar compromissos futuros pagamentos (fornecedores, impostos).

Portanto, retiradas e ativos excessivo pode causar a empresa pode ter problemas com seus pagamentos no futuro.
Uma previsão de fluxo de caixa os saldos em caixa futuro deve ser implantados na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro.

Só assim as variações nas vendas e de temporização de preços do mercado pode ser controlada com precisão.

Como chegar ao capital de giro ideal

Para chegar ao valor do capital de giro, é necessário ter bem definido o futuro de custos como custos fixos e financiamento de vendas (cartão de crédito, cheque ou convênios).

O empresário precisa ter capital suficiente para a aquisição de produtos de limpeza e de manutenção de peças de equipamento e estar preparado financeiramente para receber em parcelas, se você decidir oferecer este formato, ou se o custo fixo de uma empresa é estimado em R$ 25.000,00 estima-se que a necessidade de giro representa cerca de 1,5 (uma e meia) ou 2x (duas vezes) o valor dos custos fixos para garantir o sustento da empresa em qualquer eventualidade.

São todos os gastos feitos na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.

Cuidado na administração e redução dos Custos

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menor o custo, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Os Custos Fixos tampa geral despesas de funcionamento da empresa: aluguel, salários, despesas com contador, água, luz, telefone, internet.

Os Custos Variáveis são relacionados com a quantidade de serviço prestado no mês, por exemplo: os impostos e combustível.

Os Custos estão relacionados com os gastos e/ou investimentos por razões de natureza comercial, tais como a publicidade e propaganda.

O custo mensal para a manutenção de uma empresa que oferece serviços de Conservação e Limpeza pode variar muito. Na verdade, tais valores dependem do tipo de serviço a ser realizado, levando sempre em conta o efeito de a empresa e o segmento a ser trabalhado.

Listar os principais custos

No caso de a empresa ter uma estrutura fixa (o escritório), podemos listar os principais custos são:

Custos fixos mensais:
Aluguel: R$ 1.400,00
Condomínio: R$ 250,00
IPTU: R$ 100,00
Água: R$ 90,00
Energia elétrica: r$ 100,00
Telefone: R$ 150,00
Internet: R$ 70,00
Honorários Do Contador: R$ 724,00
Salário + Encargos:$ 19.407,00*
*Foi considerado uma empresa com efeito a partir de 10 (dez) produtos de limpeza e 1 (um) cargo)
Material de limpeza: r$ 100,00
Material de escritório: R$ 20,00
Despesa preventiva pequenos reparos: R$ 300,00
Lavagem do veículo: r$ 150,00
*Considerou-se uma média de 3.000 km por mês
Aluguer de máquinas de cartão de crédito: R$ 120,00
Publicidade e Marketing: r$ 500,00
Taxa bancária: r$ 40,00
Outras Despesas: R$ 200,00
SubTotal: R$ 23.531,00

Custos Variáveis:
Variável de custos de materiais utilizados na execução dos serviços de mês a mês*
Material De Limpeza: R$ 600,00
Subtotal: R$ 600,00
*Considerado para fins de cálculo 1 condomínio comercial 500m2

Custos variáveis por veículo* por ano:
O ipva e o Seguro Obrigatório: R$ 1.500,00
Revisão periódica: r$ 500,00
Seguro Do Carro: R$ 3.000,00
De Combustível*: R$ 1.200,00
Subtotal= R$ 6.200,00
*Considerado para fins de cálculo, 1 carro popular

Custo Total mensal: Cerca de R$ 24.647,67

O custo dos materiais deve levar em consideração o tamanho da contratada, bem como as atividades que serão realizadas por este.

O essencial é que se faça uma análise cuidadosa de todas as despesas, buscando maneiras de minimizá-las, sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo Serviço de Conservação e Limpeza.

Adaptado de: Sebrae