Blog Risco de não contratar um contador 22 outubro 2020

Existem vários riscos de não contratar um contador. Afinal a maioria esmagadora dos empresários não possuem conhecimento contábil.

De acordo com os dados do SEBRAE existem no Brasil mais de 19 milhões (dados atualizados 2020) de empresas, contra aproximadamente 318 mil contadores e profissionais da contabilidade ativos no país.

Quando olhamos com mais cuidado para estes números.

E observamos apenas as micro e pequenas empresas, o risco de não ter um contador fica ainda maior. Afinal de acordo com a última pesquisa do SEBRAE (2018) 81% dos empresários não possuem formação de nível superior e 45% não possuem o ensino médio.

Imagine a perspectiva de risco com impostos, folha de pagamento ou qualquer declaração ou cálculo que envolva a contabilidade e que esteja relacionada aos seus negócios?

Acredito que isso pode ser bem angustiante, imagine você correndo riscos de problemas de fluxo de caixa, multas fiscais ou inúmeras outras consequências, por não ter um bom contador.

Risco de não ter um contador: Multas e burocracia

Que o Brasil é um país burocrático e visto como o país das “taxinhas”, não deve ser novidade para ninguém. Agora imagine você como empresário correndo riscos de burocracia, de pagar multas ou taxas desnecessárias por não ter um contador?

Pense só! De acordo com o relatório Doing Business o Brasil ocupa hoje a posição 124º no ranking de facilidade de fazer negócio. Esse ranking leva consideração o tamanho da burocracia imposta aos empreendedores e as horas gastas com burocracia.

Indicadores de pagamento de tributos Brasil: Fonte Doing Business

Todas as empresas com fins lucrativos, têm a responsabilidade de recolher tributos para poderem operar dentro da legalidade. Mas os riscos vão além do esquecimento de pagar um imposto, principalmente quando falamos do Brasil.

O Risco de não ter um contador não estão apenas em você pagar mais imposto, está também na relação do Brasil ter uma das maiores cargas tributárias e um dos mais complexos sistemas de impostos do mundo.

Os riscos de cometer um erro e ter de pagar multas por atraso ou erros na hora de enviar uma declaração ou pagar tributos pode ser reduzido se você tiver um contador.

Devido a importância dos contadores para cuidar dos riscos da empresa. Muitas optam por contratam um contador para atuar exclusivamente para a empresa.

Mas nem todas as empresas têm capacidade financeira de contratar um contador exclusivo para cuidar destes riscos. Por isso que as micro e pequenas empresas podem contar com a ajuda de um escritório de contabilidade terceirizado e reduzir os riscos da sua empresa.

Risco de não ter contador: fazer tudo por conta própria

O principal risco de não ter um contador é você tentar fazer tudo sozinho. O Contador lida com questões burocráticas e tributárias diariamente, faz parte já da sua rotina de trabalho.

Para você ter uma ideia, a burocracia tributária no Brasil possui 63 tributos, 97 obrigações acessórias e 3.790 normas. Mas estes números não são fixos, o que aumenta muito os riscos de não se ter um contador pois as normas podem mudar a qualquer momento.

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação(IBPT)

o IBPT fez uma pesquisa sobre as mudanças nas normas tributarias no aniversário de 30 anos da constituição. Na pesquisa apontaram que em média 46 normas tributarias foram editadas por dia útil. Ou seja, são quilômetros de burocracia o que faz a figura do contador ser mais relevante para te ajudar a reduzir os riscos.

E você enquanto empreendedor, por serem apaixonados pelo seu negócio e querer que ele dê certo, pode ficar inclinado a fazer tudo por conta própria. Afinal quando você começou, deve ter sido a única pessoa a lidar com tudo.

Mas o risco surge quando você tenta gerenciar sua contabilidade. Afinal a burocracia é grande, as normas tributarias mudam frequentemente, e existem ainda declarações específicas que devem ser enviadas ao fisco riscos para cada tipo de negócio.

Quando você contrata um contador para reduzir os riscos, você está investindo no seu próprio tempo. E como empresário, seu tempo é valioso principalmente para a sua empresa, ela precisa de sua atenção para crescer.

Então Faz sentido contratar um profissional de contabilidade para cuidar de todas as contas.

Durante o ano de 2018 a Receita Federal bateu recorde em arrecadação de multas sendo R$ 204,99 bi. Sendo elas por atraso, não cumprimento de obrigações assessorias, fraudes entre outros intens.

Então além dos impostos que você já paga o fisco cobra dos contribuintes uma série de obrigações chamadas de acessórias, que em caso de esquecimento, você ajudará a Receita Federal a bater mais um recorde de arrecadação.

Fonte: Receita Federal- Plano Anual de fiscalização 2019

Dica: Bônus 

Encontre um bom contador, não pense que você gastará um pouco mais, pense que você investirá um pouco mais na segurança jurídica e fiscal do teu negócio.

Existem muitos riscos em não ter um contador. Mas cuidado ao buscar por métodos baratos para economizar com sua contabilidade.

Você pode até contratar um contador mais barato para sua empresa, o que pode te dar economia no início. E será que é o melhor para tua empresa?

Quer perder dinheiro? Não tenha um contador

Na verdade, não é bem você que perderá dinheiro em um primeiro momento, mas sim a tua empresa.

Um dos principais riscos de não ter um bom contador, é que esta é a maneira mais rápida de você bagunçar suas finanças. Afinal qualquer erro ou atraso na entrega de alguma informação para a órgãos governamentais pode gerar multas e afetar o caixa da tua empresa.

Sei que pode parecer que isso é algo antagônico, de que você precisara investir em contabilidade para não perder dinheiro. Mas veja só de acordo com uma pesquisa do SEBRAE é apresentado como principal causa para o fechamento de empresas, é a falta de planejamento e gestão. E como você terá tempo para fazer planejamento e gestão se estiver mergulhado em pilhas e mais pilhas de declarações para enviar?

Quando você tem uma empresa é importante separar o que é dinheiro da empresa e o que é dinheiro do sócio. Digo isso, por que está é a maneira mais rápida e fácil para você se perder na gestão financeira da sua empresa.

Não ter um contador pode ser muito arriscado quando você tiver que tomar uma decisão. Por exemplo, você consegue dizer se o saldo da conta bancária está certo? Condiz com o que sua empresa deveria ter na conta corrente?

Quando você está sendo o líder de uma empresa, você não pode simplesmente tentar adivinhar as coisas e julgar que estão certas. Você precisa ter confiança nos números para poder tomar uma decisão.

É a partir da contabilidade que você tomará decisões mais certeiras, reduzindo riscos e melhorando os lucros.

Com a ajuda de um contador o você poderá analisar o desempenho da empresa através dos relatórios contábeis, isso ocorrerá mesmo que o empresário não tenha suas finanças organizadas (o ideal é que seja).

Falta de Dinheiro e linhas de Crédito

Os riscos de não ter um contador não estão relacionados apenas com problemas fiscais, mas também com riscos financeiros e de planejamento.

Há um porém bem grande, é que a maioria dos escritórios de contabilidade acabam ficado presos em cumprir as obrigações governamentais, deixando de lado o planejamento e gestão. uma realidade que já está mudando e com isso cada vez mais empresários estão percebendo o risco que é não ter um contador.

Afinal, quando o empresário não se atenta e não mantem um alinhamento entre seu fluxo de caixa e sua contabilidade os riscos que a empresa estará correndo podem ser catastróficos. Como por exemplo:

Principais riscos de não ter um contador

  • Lucro que não existem
  • Distribuição de lucros indevidas
  • Falta de dinheiro para pagar fornecedores
  • Falta de dinheiro para pagar
  • Ter que pagar multas para o governo
  • Brigas entre sócios
  • Falta de linha de crédito

Como assim Linha de crédito?

A contabilidade é a linguagem universal dos negócios, e o banco também utiliza essa linguagem para conhecer a tua empresa e te liberar linhas de créditos mais atrativas.

Deixa eu te fazer uma pergunta e responde com sinceridade, se tu tem uma empresa com a contabilidade toda bagunçada, onde tu não consegue identificar os lucros, não consegue saber quais os bens da empresa, o que tem de parcelamento esta anotado em uma folha de papel. Ou seja, nenhuma informação é muito precisa.

Então te pergunto…

Tu emprestarias dinheiro para esta empresa?

Bom eu particularmente não emprestaria. Afinal os Riscos de tomar um calote dessa empresa é muito grande a empresa não possui nenhuma prova contábil de que ela tem uma expectativa de futuro.

Então, quando você tem uma contabilidade bem organizada o banco consegue enxergar a tua empresa, e com isso consegue mensurar melhor o risco que estarão correndo.

Não corra riscos desnecessários por não ter uma boa contabilidade, a contabilidade é um investimento que se paga ao longo do tempo e que agregara muito valor na tua tomada de decisão enquanto empresário e na tomada de decisão.

Sua empresa está precisando de um contador? Entre em contato conosco