Blog Sistema de gestão integrada: entenda o ERP 20 fevereiro 2020

 

O que é o sistema de gestão integrada (ERP) e como ele pode ajudar sua empresa? É sobre isso que falaremos aqui hoje.

Nesse artigo nós esclareceremos as principais dúvidas sobre o Sistema de Gestão Integrada e ainda forneceremos algumas dicas essenciais para você aproveitar essa ferramenta da melhor maneira.

O que é o ERP?

O ERP, sigla para “Enterprise Resource Planning” (que em português é traduzido como sistema integrado de gestão empresarial ou também sistema de gestão integrada) trata-se de um sistema que reúne todas as informações e dados de uma empresa, integrando e gerenciando os mesmos.

Essa sistema pode ser utilizado nos mais diferentes setores da sua empresa, tais como na área de finanças, vendas, aquisição de produtos ou materiais, estoque, no setor fiscal, entre outros.

E dentre as vantagens de contar com o ERP podemos citar o fato dele te ajudar na tomada de decisões assertivas, já que contará com uma base de informações sólida para te auxiliar no planejamento.

Esse sistema pode te ajudar tanto fornecendo informações estratégicas quanto na realização do controle de custos a fim de manter a saúde financeira do seu negócio.

O que é possível fazer com um ERP?

O sistema integrado de gestão empresarial pode processar os mais diferentes dados e informações, podendo ser utilizado para desde atividades administrativas até as atividades operacionais, tais como controle de fluxo de caixa, de estoque, ativos, processamento de informações como tributos, balancetes e faturamento e muito mais.

Pense comigo, uma empresa precisaria de vários programas para cada um dos processos citados anteriormente, mas com o ERP você centraliza tudo isso em apenas um programa.

Com isso sua empresa ganha mais eficiência, já que agora você poderá integrar todos esses softwares em apenas um sistema unificado.

Quer vem um exemplo de como o ERP pode ajudar a sua empresa?

Com essa unificação de informações, agora o setor de marketing pode saber qual produto está tendo uma boa saída e, com isso, poderá investir mais na divulgação dele. E também poderá saber se possui recursos disponíveis para essa ação e o quanto possui para isso.

Outro exemplo de contar com o sistema de gestão integrada é que o setor financeiro pode saber quais funcionários apresentaram melhor desempenho através de dados obtidos por meio do setor de RH e, assim, poderá conversar quanto ao aumento de salário desses funcionários, por exemplo.

O que queremos dizer com tudo isso é que o ERP contribui para unificar formações que podem ajudar muito no gerenciamento dos diferentes setores da sua empresa. Ou seja, você tem em um só lugar as informações dos diferentes departamentos da sua empresa com segurança.

É uma ferramenta muito importante para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Se você procura que seu negócio alcance competitividade no mercado, é imprescindível que tenha a ERP como aliada estratégica.

Essa ferramenta ainda pode ser útil para outros processos como fazer o controle de pessoal e de prazos, automatizar atividades e como auxiliadora para melhorar a produtividade no seu negócio (já que ela ajuda a diminuir ou evitar retrabalhos e, com isso, sua equipe pode focar em outras áreas ou ações estratégicas para o crescimento da sua empresa).

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo IDG Research Services, a pedido da Sage, as empresas que utilizam o sistema de gestão integrada (ERP) tem um crescimento 35% mais rápido e uma produtividade 10% maior do que aquelas que não fazem uso dessa solução ou alguma parecida.

Quais empresas podem fazer uso da ERP?

Praticamente qualquer empresa pode usar um sistema de gestão integrada.

No entanto, esse programa é adquirido de acordo com as necessidades do seu negócio, ou seja, não é simplesmente adquirir qualquer um, tendo em vista que cada tipo de negócio possui necessidades específicas.

Uma loja de produtos eletrônicos tem necessidades bem diferentes de uma empresa que trabalha com a confecção de roupas, por exemplo.

Pois enquanto a primeira tem que se preocupar com fornecedores e custos de aquisição de produtos, a segunda preocupa-se com custos de produção e obtenção de matéria-prima.

Então, tem vontade de tirar aquela ideia do papel e montar sua empresa? Nossa equipe conta com profissionais experientes para te orientar da melhor maneira. Nos envie uma mensagem e ligaremos agora para você.

 

E então está precisando de uma ajudinha na sua contabilidade?

Conte com a Começo Certo, Fale conosco clicando aqui

e não esqueça de nós seguir nas nossas redes sociais